
Uma pesquisa realizada por um aluno de pós-graduação em Marketing de Dados do Centro de Ensino Superior Reinaldo Ramos (CESREI), buscou aferir a atuação na rede social Instagram dos cinco principais pré-candidatos à Prefeitura Municipal de Campina Grande durante a pandemia de COVID-19.
O trabalho que foi realizado pelo jornalista André Gomes e que teve a orientação da professora Silvana Torquato abordou a quantidade de seguidores, frequência de postagens, curtidas, comentários, taxa de engajamento e, principalmente, postagens relacionadas à COVID-19. Os pré-candidatos estudados foram: Bruno Cunha Lima (PSD), Tovar Correia Lima (PSDB), Inácio Falcão (PCdoB), Ana Cláudia Vital (PODEMOS) e Artur Bolinha (PSL).
O aluno explicou que o principal objetivo do trabalho era mostrar quanto espaço cada pré-candidato reservou no seu perfil do Instagram para falar sobre a pandemia do novo coronavirus e suas consequências. “Os dados refletem apenas o quantitativo, não fazendo juízo de valor sobre qualquer aspecto de impacto social dos perfis pesquisados”. Explicou o autor.
Com relação as postagens sobre a COVID-19, o trabalho concluiu que o perfil que mais entregou conteúdo referente a pandemia foi o do pré-candidato Tovar Correia Lima (PSDB). No feed do seu perfil ele dedicou 69% das postagens para tratar sobre o tema. Já nos stories foram 66% das postagens. Isso totaliza que 67% das suas postagens foram sobre a COVID-19 durante o período da pesquisa. Em segundo lugar vem Artur Bolinha que dedicou 65% de todas as suas postagens para tratar sobre a pandemia. Em terceiro lugar vem o pré-candidato Inácio Falcão com 54% de posts, seguido por Ana Cláudia Vital com 41%. O pré-candidato Bruno Cunha Lima foi o último colocado em números de posts sobre a Covi-19. O perfil destinou um total de 17% das suas postagens do Feed e dos Stories para tratar sobre a pandemia do novo coronavírus.


Outro dado que chamou a atenção do pesquisador foi o fato de que o pré-candidato Artur Bolinha (PSL) mesmo possuindo cerca de dois mil seguidores a menos do que a pré-candidata Ana Cláudia Vital (PODEMOS), possui quase o dobro de taxa de engajamento.


O autor explicou que a coleta dos dados relacionados as postagens sobre a pandemia foi feita de forma manual. Durante 20 dias era feita captura de tela a cada 12 horas de todas as postagens feitas pelos pré-candidatos no Instagram Stories. Com relação ao feed, as postagens foram contabilizadas entre os dias 16 de março, dia da publicação do Decreto Municipal 4.463/2020 estabelecendo o inicio das medidas de isolamento em Campina Grande até o dia 31 de maio, data de corte da pesquisa.
Leia mais:
- Menina de 11 anos cai de Cânion no RS, é localizada e bombeiros tentam realizar resgate por rapelUma menina de 11 anos sofreu uma queda do mirante do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra Gaúcha, por volta das 13h desta quinta-feira (10). Segundo os bombeiros, a criança foi localizada por meio de um drone equipado com câmera térmica. A área foi isolada, e os bombeiros militares iniciaram o processo de… Leia mais: Menina de 11 anos cai de Cânion no RS, é localizada e bombeiros tentam realizar resgate por rapel
- Sócio da Fiji Solutions condenado por fraudes contra o sistema financeiro é alvo de tentativa de sequestroO sócio da Fiji Solutions, Bueno Aires Aires de Souza, foi alvo de uma tentativa de sequestro no município de Gurjão, no Cariri da Paraíba. Ele é condenado há mais de 10 anos por fraudes contra o sistema financeiro. O crime aconteceu na madrugada de sábado (5) e, na ocasião, um dos suspeitos morreu, e… Leia mais: Sócio da Fiji Solutions condenado por fraudes contra o sistema financeiro é alvo de tentativa de sequestro
- Você sabia? Segurados do INSS com ansiedade, depressão e outros transtornos mentais podem solicitar auxílio-doença por incapacidade temporáriaO Brasil ocupa a liderança no ranking de países da América Latina com o maior índice de depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Estima-se que 5,8% da população brasileira, ou cerca de 11,7 milhões de pessoas, sofram com esse transtorno. Você sabia que o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) do INSS… Leia mais: Você sabia? Segurados do INSS com ansiedade, depressão e outros transtornos mentais podem solicitar auxílio-doença por incapacidade temporária
- Homem desaparece após sair de casa, em Alagoa Nova/PB, rumo a PernambucoUm homem identificado como José Clementino desapareceu desde a última quinta-feira (3), após sair de casa na cidade de Alagoa Nova, no interior da Paraíba. As informações foram confirmadas pela família para a TV Cabo Branco. De acordo com a irmã do desaparecido, Vandilma Clementino, o irmão saiu de casa dizendo que iria para João Pessoa e,… Leia mais: Homem desaparece após sair de casa, em Alagoa Nova/PB, rumo a Pernambuco
- Homem morre após colidir moto com ônibus escolar, no Sertão da ParaíbaUm homem que seguia em uma moto morreu após colidir com um ônibus, no Sertão da Paraíba, na noite desta quarta-feira (9). Segundo informações da Polícia Militar à TV Paraíba, o caso aconteceu na PB-400, entre as cidades de Cajazeiras e São José de Piranhas. A vítima foi identificada como Wilker de Sousa Nascimento, de 51 anos. Ele,… Leia mais: Homem morre após colidir moto com ônibus escolar, no Sertão da Paraíba