Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Rafaela Camaraense diz que tem intensificado as conversas com lideranças do Curimataú, e diz que na região ainda predomina o “coronelismo”

Publicado: 19/04/2021

Rafaela Camaraense e Gustavo Eleutério no Se Liga PB

A Secretaria de Juventude da Paraíba e suplente de deputada estadual, Rafaela Camaraense, esteve participando do programa Se Liga PB do último sábado, dia 17, aonde fez um balanço do seu trabalho como secretária de estado e das articulações para disputar novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba no próximo ano.

Rafaela diz que a sua prioridade é a secretaria, mas que tem dialogado com vereadores, vice-prefeitos, prefeitos e lideranças políticas dos municípios da região do Curimataú e Seridó. “Na verdade, nós temos sido mais provocados, do que pela quantidade de vezes que nós buscamos. Isso significa que as pessoas já reconhecem o nosso nome como postulantes à Assembleia Legislativa. Isso tem sido algo muito satisfatório pra gente. Faço parte de um grupo político que me ajuda como um todo, […] Todos nós buscamos apoios”, disse.

A secretaria esteve acompanhado do Diretor de Juventude da Prefeitura de Cuité, Gustavo Eleutério, apoiador de Rafaela, e pessoa, que segundo ela, tem viabilizado inúmeras conversas com vereadores de Cuité e da região toda. “E assim tem sido a nossa correria, claro, priorizando nosso trabalho na secretaria”, sublinha. “Mas a nossa pré-campanha está tomando forma, e isso é motivo de satisfação, sobretudo, um sinal de que nós podemos chegar lá. Ninguém busca um candidato que não tenha condições de vitória, e é por isso que temos ganhado esses apoios por toda a Paraíba”, complementa.

Rafaela diz que tem conversado com alguns prefeitos da região, mas preferiu não citar os nomes na entrevista. Ela diz que a região, que soma quase 100 mil eleitores, há espaço para vários candidatos, a exemplo do nome do ex-prefeito de Cubati Dudu Dantas(Cidadania), e do deputado Chió Batista(Rede), que também atua na região. “Acredito que a região, dentre os três, o que ganhar, terá muito o que beneficiar a região do Curimataú e Seridó paraibano”, pontua, acrescentando que a região teria condições de ter dois deputados estaduais e um federal.

CORONELISMO

Rafaela pontua que algumas lideranças políticas da região tem adotado posturas de coronelismo, na parte da entrevista em que foi citado o nome do deputado estadual Buba Germano(PSB), para eventual candidatura de deputado federal em 2022. “Há formas e formas de se fazer política. Quando nós temos o novo, e pessoas que querem ser mais propositivas, deixando práticas coronelistas de lado, nós temos condições de eleger pessoas que realmente queiram o desenvolvimento da região, já que algumas cidades da região ainda impera essa prática e a nossa luta é justamente acabar com isso”, argumentou.

SECRETARIA

Sobre o seu trabalho como secretaria, Rafaela pontua que tem trabalhado para expandir o projeto “Elas Podem”, que visa fortalecer as mulheres que tem um empreendimento e querem melhorar o seu negócio, gerando emprego e renda para as suas localidades de origem. “A nossa meta inicial é atingir até 20 mil mulheres”, explicou, acrescentando que a juventude também será atingida pelo programa nos próximos meses.

“Esses cursos estão sendo coordenados pelo Sistema S, e nós mostraremos a eles algumas potencialidades de cada região, e eles vão ministrar os cursos voltados a essas regiões, para que seja explorados economicamente na região”, complementou.

O programa Se Liga PB acontece todos os sábados, das 14h às 16h, com transmissão pelas Rádios POP FM 105.3, Ban FM 87.9 e RCA FM 87.9, e no facebook pelas páginas Se Liga PB, Ban FM e TV Agreste.

Reveja a entrevista na íntegra, pelo facebook, no link abaixo:

https://www.facebook.com/seligaparaiba/videos/291473472482693

Redação

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS