A psicóloga Mayara Nóbrega, em entrevista ao programa Se Liga PB, na tarde deste sábado (23), destacou a importância da atenção à saúde mental e pontuou alguns sintomas que podem estar ligados a questões psicológicas. Vale lembrar que estar em pauta o Setembro Amarelo, que é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, onde no mês de setembro ações voltadas à saúde da mente são desenvolvidas, além de se trabalhar a informação e principalmente a prevenção.
De acordo com a psicóloga, existem sinais que acende um alerta para a identificação de um possível adoecimento da mente, e diante disso é importante procurar ajuda. Ela contou que muitas pessoas são acometidas por ansiedade, depressão e outros transtornos, especialmente crianças e jovens, e chamou a atenção para a importância nos cuidados com esse público que, segundo ela, está mais suscetível a questões emocionais.
“Os adolescentes, por exemplo, que ficam o tempo todo no quarto, que come demais ou come de menos, que não saem, uso excessivo do celular e qualquer mudança de comportamento, tudo isso vira um sinal”, pontuou a profissional.
Mayara reforçou que questões que envolvem problemas psicológicos não é “frescura” e muito menos “falta de Deus” ou do que “fazer”, como muitos ainda pensam ou dizem, são doenças que precisam ser tratadas para que mais tarde não venham a piorar.
“Vai passando despercebido porque se acredita que aquilo está normal, vai passar, é frescura, falta de fé, falta de Deus e de ter o que fazer. Não é assim!”, destacou a psicóloga.
A profissional ainda salientou que a sociedade vive forte adoecimento, com pessoas que vivem uma vida dupla, e as redes sociais propiciam isso.
“Hoje em dia vivemos em uma sociedade onde as pessoas não aprenderam ainda que pode se ter uma opinião e não emitir. Quando as pessoas estão no convívio, muitas tem que fingir pela crítica e pelo julgamento, mas quando chega em casa ela desaba”, explicou.
Mayara reforçou que é muito importante a prevenção e os cuidados com a saúde mental, assim como qualquer outra parte do corpo, que também é afetado pelas doenças psicológicas.
Redação
Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…
Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…
No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…
Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…
A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…