A prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino (Republicanos), que busca a reeleição, e seu candidato a vice, Sóstenes Murilo, foram punidos pela Justiça Eleitoral. Cada um deles terá que pagar uma multa de R$ 25 mil por fazer campanha eleitoral irregular.
A decisão veio da juíza Carmem Helen Agra Brito, da 50ª Zona Eleitoral. Ela entendeu que Eliane e Sóstenes fizeram propaganda eleitoral antecipada ao usar seus perfis pessoais nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para pedir votos de forma implícita.
A denúncia foi apresentada pelo PSDB, através do advogado Caio José Arruda Amarante de Oliveira. Segundo o partido, durante a convenção do Partido Republicanos no dia 28 de julho de 2024, Eliane e Sóstenes divulgaram o número que usariam na campanha, fixaram banners com seus nomes e números no local do evento, e fizeram pedidos expressos de voto, usando as chamadas “palavras mágicas”.
O Ministério Público Eleitoral também se posicionou a favor da multa, destacando o uso dessas palavras como forma de pedir apoio eleitoral.
Em sua defesa, a prefeita alegou que estava apenas exibindo eventos sem pedir votos. No entanto, a juíza não aceitou o argumento e considerou que houve, sim, propaganda antecipada irregular. Com isso, a multa foi mantida, e o pagamento deve ser feito em até 30 dias após a decisão final.
O valor da multa, de R$ 25 mil para cada um, deve ser depositado dentro do prazo estabelecido, marcando mais um capítulo na corrida eleitoral em Pocinhos.
Redação