O Sintab Esperança realizou na manhã desta quinta-feira, dia 15, carreata pelas ruas da cidade, com o objetivo de pressionar a prefeitura a liberar os recursos do FUNDEF. O evento contou com a presença de centenas de professores e servidores da educação, e aconteceu respeitando os protocolos sanitários.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) destina 60% dos recursos para professores e 40% para investimentos na educação pública da cidade. Os valores já estão disponíveis nas contas da Prefeitura de Esperança, mas a gestão se recusa a cumprir acordo homologado pela Justiça.
“A luta vale a pena, o dinheiro chegou e agora o prefeito deve cumprir a lei. É o que diz a Lei 14.057/2020”, disse Giovanni Freire, presidente do Sintab. E lembrou aos professores o risco de testemunhar um estelionato eleitoral: “As vésperas da eleição muitos acreditaram no que o prefeito prometeu e decidiram o seu voto ali porque ele estava assinando o acordo”, concluiu.
A carreata iniciou sua concentração no Campo da Rodoviária, onde seguiu em percusso pelas principais ruas da cidade para alertar a população sobre a causa. A primeira parada aconteceu no Centro Administrativo e seguiu para encerramento em frente a Secretaria de Educação.
O diretor do Sintab Esperança, Alexsandro de Almeida, disse que os professores não aceitarão o golpe. “Quem é que celebra um acordo e quando passa as eleições não quer cumprir o acordo?”, criticou. “Não pagar agora é dar um golpe nos professores! Foram 6 anos de luta na justiça e ganhamos, inclusive com a aprovação da Lei 14.057 que diz que 60% vai para o magistério”, explicou Alexsandro.
Foram depositados nas contas da Prefeitura de Esperança, R$ 7 milhões, dos quais, R$ 4,2 devem ser destinados aos professores. Para mais informações sobre os precatórios do FUNDEF em Esperança, entre em contato pelo fone (83) 9-9861-9836.
Veja vídeo:
Assessoria
Ministério Público da Paraíba requisitou, nesta terça-feira (13), que a Prefeitura Municipal de Campina Grande…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…
Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…
Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…
Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…