Para garantir que os serviços essenciais não sejam paralisados na quarta-feira (30), dia de paralisação das prefeituras na Paraíba, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, decretou ponto facultativo para os servidores. Grande parte das prefeituras paraibanas vão paralisar as atividades na quarta-feira em protesto por cortes no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Nabor Wanderley justificou que a manifestação, intitulada ‘Movimento Sem FPM Não Dá’, quer chamar a atenção do Governo Lula para as dificuldades enfrentadas pelos municípios, que alegam falta de recursos para cumprir com compromissos financeiros.
“O objetivo do movimento é a defesa do pacto federativo, a autonomia financeira dos municípios e principalmente chamar atenção do Governo Federal para a situação dos municípios quanto crises financeiras enfrentadas diante da comprovação de diminuição de arrecadação proveniente da oscilação do FPM, além dos abonos no CIDE combustível”, justificou Nabor Wanderley.
A medida não é válida para servidores da Superintendência de Trânsito e Transporte (STTrans), Guarda Municipal, Samu, UPAs, Centro de Especialidades Frei Damião e mercados públicos.

Com Halan Azevedo