Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Campina Grande abre licitação para restauração do Cine Capitólio, patrimônio histórico e cultural da cidade

As despesas para atender a licitação estão programadas em dotação orçamentária própria, prevista para o exercício de 2023​.

Publicado: 26/09/2023

OBRA

A edição de hoje do Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) trouxe o edital de licitação para a execução de obra de reabilitação e restauração do Cine Capitólio, no município de Campina Grande. O valor estimado da obra é de  R$ 7.639.309,12 .

Em abril do ano passado, o secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, Félix Araújo Neto, acompanhado do secretário executivo da pasta, Túlio Duda, apresentaram os projetos arquitetônicos de revitalização do Cine Capitólio e do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), uma das principais áreas de lazer da cidade.

As despesas para atender a esta licitação estão programadas em dotação orçamentária própria, prevista no orçamento do Município de Campina Grande para o exercício de 2023.

O Cine Theatro Capitólio foi inaugurado em 1934 e era considerado o maior e mais moderno do estado.  O filme “Cavaleiros de Ouro”, musical estrelado pelos atores americanos Dick Powell e John Blond, abriu as portas da nova casa de espetáculos. Naquela época, possuía uma das mais bonitas estruturas físicas, tendo sido projetado pelo Mestre Abílio, famoso construtor. Contava com cerca de mil assentos para acomodação dos espectadores. 

No ano de 1999, as exibições do Capitólio foram encerradas e a sala foi transformada no Cine-Pornô de Campina Grande. Onde era a bilheteria e a entrada principal, funciona hoje como ponto de venda de comidas típicas e camelôs.

Em 12 de fevereiro de 2000, o Cine Theatro Capitólio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). A cobertura ruiu, havendo apenas as quatro paredes de pé. 

Com Mônica Melo

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo