Prefeitura de Campina Grande capacita profissionais de saúde em Libras, para atender os pacientes

Publicado: 23/11/2024

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (22), a solenidade de encerramento do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para profissionais de saúde, uma iniciativa que busca capacitar os servidores para um atendimento mais inclusivo e humanizado à comunidade surda. O curso faz parte do Projeto Libras na Saúde, que tem como objetivo melhorar a comunicação e o atendimento nos diversos níveis de atenção à saúde, em conformidade com as normas da Lei 10.436/2002 e do Decreto 5.626/2005.

“A primeira fase do projeto foi implementada nas UPAs Dinamérica e Alto Branco, com a participação ativa dos profissionais que destacaram a importância do aprendizado para a compreensão da cultura surda e a necessidade de um atendimento mais acessível”, explicou a professora Luciana Figueiredo.

Na segunda fase, a capacitação foi ampliada para o Hospital Municipal Pedro I e a maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), garantindo a inclusão também nos serviços especializados. O objetivo é garantir um sistema de saúde mais inclusivo, com práticas de cuidado e comunicação adaptadas às necessidades da comunidade surda.

Durante a solenidade, que contou com a presença da Promotora de Justiça, Adriana Amorim; o Procurador Geral do Município, Aécio Melo; do diretor de Vigilância em Saúde, Miguel Dantas; diretor administrativo do ISEA, Italo Cunha; entre outras autoridades, foram ressaltados os avanços do projeto e a perspectiva de ampliação das capacitações, incluindo treinamentos específicos para psicólogos e outras áreas especializadas.

Com a continuidade e expansão do projeto, Campina Grande reafirma seu compromisso com a acessibilidade e com o respeito aos direitos dos cidadãos surdos, buscando transformar o atendimento à saúde em um processo cada vez mais humanizado e eficiente.

Codecom

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo