João Pessoa receberá o montante de R$ 26.373.007,68. Os demais municípios ratearão, de acordo com o coeficiente de cada um, R$ 214.057.033,40.
A equipe de Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez uma análise dos valores relativos ao primeiro decêndio de fevereiro 2017. Segundo os dados, o FPM apresentou um aumento de 11,78%.
A principal fonte de renda dos municípios, FPM, oscila ao longo do ano, podendo haver mudanças, como a queda na venda de automóveis, que reflete na arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), assim como o aumento da taxa de desemprego e com isso provoca uma queda na arrecadação do Imposto sobre a Renda (IR). A Confederação ressalta que conforme análise histórica, o repasse referente aos primeiros meses do ano representa uma entrada elevada de recursos do fundo, nas contas municipais. O que pode ser reflexo da arrecadação de impostos provenientes das datas comemorativas do final de 2017.
No entanto, a CNM alerta que os gestores municipais se antecipem e planejem seu orçamento, pois o mês de março é conhecido, historicamente, como um mês em que pode haver queda nos valores repassados. Além do FPM oscilar ao longo do ano, influenciado por fatores macroeconômicos que alteram a arrecadação do (IPI) e (IR), que são os principais componentes do FPM.
Confira os valores destinados de acordo com o coeficiente de cada município:
A Paraíba terá 21,9 mil vagas no Sisu 2026, segundo dados do Ministério da Educação…
Um casal foi morto a tiros, no final da tarde desta segunda-feira (12), na rodovia…
Uma mulher, ainda não identificada, foi encontrada morta, na manhã desta terça-feira (12), na praia…
Muita gente se animou ao ver a autorização para mais de 39 mil vagas temporárias…
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta segunda-feira (12), uma nova indicação para…
Diversos líderes europeus e latino-americanos pediram para falar por telefone com o presidente Luiz Inácio…