Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Presidente da Associação dos Animais de Lagoa Seca destaca importância de iniciativas que promovam bem-estar e cuidado com os animais

De acordo com o presidente da associação, cuidar dos animais é cuidar de saúde pública.

Publicado: 15/12/2023

Presidente da Associação dos animais de Lagoa Seca e Embaixador do Sítio Abrigo, Tcharles do Forró. (Foto: Se Liga PB)

O presidente da Associação dos animais de Lagoa Seca e Embaixador do Sítio Abrigo, Tcharles do Forró, em entrevista ao Programa Se Liga PB, na manhã desta sexta-feira (15), discutiu e destacou a importância de iniciativas para promover o bem-estar, proteção e cuidado com os animais.

De acordo com Tcharles, a Associação de Voluntários Abrigo Amigo Animal é uma associação que cuida dos animais em situação de rua, visto que Lagoa Seca não dispõe de um Canil Público. Ele contou que o abrigo funciona em um Sítio há cerca de 4 anos, e atualmente acolhe 116 animais. Ao longo desses 4 anos, mais de 1.000 animais foram resgatados e muitos, após serem cuidados e vacinados, foram encaminhados para adoção responsável.

“Todos os animais que são resgatados das ruas de Lagoa Seca passam por castração, vacinação e vão para esse Sítio, para viverem feliz e livres como a natureza quer que seja. Sempre acolhemos animais de cidades próximas a Lagoa Seca, mas não posso fazer muito mais porque vivemos de doações”, explicou.

O embaixador do Sítio enfatizou que são muitos os desafios, uma vez que o trabalho realizado é sem fins lucrativos e depende do voluntariado e de apoiadores da causa.

Segundo Tcharles, a Constituição da Paraíba obriga os 223 municípios do estado a terem Canil Municipal, veterinários para realizar castrações gratuitas, e recolhimento de animais que vivem em situação de rua, porém, na prática a realidade é totalmente diferente. Ele lembrou que cuidar dos animais é cuidar de saúde pública, e os municípios precisam olhar para a causa.

“Os municípios não cumprem, os vereadores não fiscalizam e a população não cobra. É um direito de todos cuidar dos animais que vivem em situação de rua e obrigação do poder público. Hoje nós, protetores e defensores da causa animal, estamos fazendo um trabalho que é obrigação dos gestores. Animais não são lixo, são sujeitos de direitos, está na Constituição da Paraíba, é lei, basta que a população cobre ao poder público”, desabafou.

Tcharles informou que a associação está com uma rifa solidária de uma Moto Honda POP, doada por colaboradores, em prol da compra de um veículo que possa realizar o transporte dos animais resgatados. O número da sorte custa apenas R$ 10, com sorteio previsto para o próximo domingo (17), com transmissão ao vivo pelas redes sociais, direto da Praça da Matriz de Lagoa Seca. O número da sorte pode ser adquirido através do WhatsApp (83) 9 99533972, com pagamento via Pix.

“Peço a você que nos ajude comprando um número da sorte para que, com todo o arrecado, possamos comprar nossa ambulância. Já louvo a Deus por sua ajuda”, pontuou o protetor.

Ainda através do número (83) 9 99533972, é possível entrar em contato para doações, se tornar um colaborador da causa, além de solicitação de resgate.

Redação

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS