Inscreva-se para receber notificações
Categories: Destaque

Projeto coordenado por cirurgião Montadense é aprovado para Mestrado Acadêmico da UFPB

Foto Reprodução Coluna do Edgley Porto

 

O Cirurgião buco-maxilo-facial Dr. Edgley Porto, natural de Montadas, coordena um projeto de pesquisa no Hospital Regional de Picuí, o projeto tem como tema o Perfil dos Pacientes com Lesões Buco-maxilo-faciais Atendidos no Serviço de Emergência e Trauma da Paraíba, a equipe trabalha desde 2011 com essa temática, este projeto foi selecionado e aprovado no mestrado acadêmico da Universidade Federal da Paraíba –UFPB.

Em conversa com o Se Liga PB, Dr. Edgley explica como funciona a pesquisa, que ainda está sendo realizada pelo Hospital de Picuí, foi um projeto que já teve parte dele publicado em um capitulo de um livro,  e consiste num grande banco de dados estatístico,  que nós alimentamos diariamente com o registro e todos os pacientes atendidos pelo nosso serviço em Picuí, com o propósito de traçar o perfil do paciente com lesão buco-maxilo-facial atendidos pelo nosso serviço, atráves de uma análise estatística, epidemiológica, e variáveis como gênero, faixa etária, cor da pele, condição socioeconômica, etimologia da lesão, local de procedência do paciente, diagnóstico e tratamento, dia e horário de atendimento e outras variáveis, que estão mais detalhadas no projeto.

O Cirurgião ainda conta que alguns resultados já foram identificados depois do início desse trabalho, é possível observar de janeiro de 2012 a novembro de 2017, durante esse de tempo.  Os pacientes atendidos pelo nosso serviço em Picuí, em sua maioria são pacientes jovens de 20 a 30 anos, em geral são homens e da própria região de Picuí, a maioria deles envolvidos em acidentes de trânsito, mas especificamente acidente de moto, que não faz uso de capacete e associado a isso o consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo nos finais de semana, mais precisamente no domingo, com leões na face, na região orbital  e a lesão patológica mais equivalente é Fibroma.

Com esse projeto será possível desenvolver ações, estratégias e políticas públicas, além de campanhas preventivas que possam conscientizar a população sobre os acidentes de trânsito, que é a 3ª causa de morte no mundo. Além de envolver entidades governamentais, secretarias estaduais e municipais de saúde, departamento de transito,  imprensa e sociedade civil, com o objetivo de reduzir os acidentes no transito e consequentemente reduzir as lesões e mortes causadas por eles, além de proporcionar maior produtividade no tratamento dos pacientes do próprio município de Picuí e tentar reduzir cada vez mais o risco desses pacientes terem sequelas permanentes.

QUEM É DR. EDGLEY PORTO? – Conheça mais sobre ele.

Edgley Porto é Mestrando em Clínica Odontológica pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial; Pós-graduado em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba. Atua nas áreas de Cirurgia e Trauma, Dor Orofacial e Disfunção Têmporo-Mandibular, Diagnóstico e Patologia Bucal, Implantes Dentais e Laser e Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Da Redação.

Redação

Recent Posts

Turista é mordida por tubarão em Fernando de Noronha

Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…

22 horas ago

Bebê morre sufocado em Campina Grande; polícia investiga o caso

Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…

23 horas ago

Uma pessoa morre e outras quatro ficam feridas em acidente na divisa entre Paraíba e Pernambuco

No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…

23 horas ago

Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…

23 horas ago

Saúde de Bolsonaro faz Eduardo aumentar pressão por nova sanção a Moraes

Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…

1 dia ago

Homem é preso pela quarta vez após sequestrar turistas na Paraíba

A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…

1 dia ago