Foto Reprodução Coluna do Edgley Porto
O Cirurgião buco-maxilo-facial Dr. Edgley Porto, natural de Montadas, coordena um projeto de pesquisa no Hospital Regional de Picuí, o projeto tem como tema o Perfil dos Pacientes com Lesões Buco-maxilo-faciais Atendidos no Serviço de Emergência e Trauma da Paraíba, a equipe trabalha desde 2011 com essa temática, este projeto foi selecionado e aprovado no mestrado acadêmico da Universidade Federal da Paraíba –UFPB.
Em conversa com o Se Liga PB, Dr. Edgley explica como funciona a pesquisa, que ainda está sendo realizada pelo Hospital de Picuí, foi um projeto que já teve parte dele publicado em um capitulo de um livro, e consiste num grande banco de dados estatístico, que nós alimentamos diariamente com o registro e todos os pacientes atendidos pelo nosso serviço em Picuí, com o propósito de traçar o perfil do paciente com lesão buco-maxilo-facial atendidos pelo nosso serviço, atráves de uma análise estatística, epidemiológica, e variáveis como gênero, faixa etária, cor da pele, condição socioeconômica, etimologia da lesão, local de procedência do paciente, diagnóstico e tratamento, dia e horário de atendimento e outras variáveis, que estão mais detalhadas no projeto.
O Cirurgião ainda conta que alguns resultados já foram identificados depois do início desse trabalho, é possível observar de janeiro de 2012 a novembro de 2017, durante esse de tempo. Os pacientes atendidos pelo nosso serviço em Picuí, em sua maioria são pacientes jovens de 20 a 30 anos, em geral são homens e da própria região de Picuí, a maioria deles envolvidos em acidentes de trânsito, mas especificamente acidente de moto, que não faz uso de capacete e associado a isso o consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo nos finais de semana, mais precisamente no domingo, com leões na face, na região orbital e a lesão patológica mais equivalente é Fibroma.
Com esse projeto será possível desenvolver ações, estratégias e políticas públicas, além de campanhas preventivas que possam conscientizar a população sobre os acidentes de trânsito, que é a 3ª causa de morte no mundo. Além de envolver entidades governamentais, secretarias estaduais e municipais de saúde, departamento de transito, imprensa e sociedade civil, com o objetivo de reduzir os acidentes no transito e consequentemente reduzir as lesões e mortes causadas por eles, além de proporcionar maior produtividade no tratamento dos pacientes do próprio município de Picuí e tentar reduzir cada vez mais o risco desses pacientes terem sequelas permanentes.
QUEM É DR. EDGLEY PORTO? – Conheça mais sobre ele.
Edgley Porto é Mestrando em Clínica Odontológica pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial; Pós-graduado em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba. Atua nas áreas de Cirurgia e Trauma, Dor Orofacial e Disfunção Têmporo-Mandibular, Diagnóstico e Patologia Bucal, Implantes Dentais e Laser e Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.
Da Redação.
Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…
Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…
No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…
Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…
A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…