É de autoria da deputada estadual Sílvia Benjamin (Republicanos), o Projeto de Lei 820/2023, que considera os famosos trios de forró como patrimônio cultural e imaterial do Estado da Paraíba. A matéria já foi analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e foi considerada constitucional.
A parlamentar justificou a propositura e destacou a importância da valorização dos artistas locais paraibanos, não só no mês de junho, mas o ano inteiro. “A maioria desses artistas, super talentosos, só recebem destaque no mês das festas juninas, mas durante todo o ano elevam o nosso potencial cultural, reproduzindo a marca registrada da nossa música, que é o forró tradicional. Trata-se de um gesto de valorização que, se aprovado pela Assembleia, com certeza irá significar muito para essas pessoas, pelo que representa e também conscientizar a sociedade do trabalho significativo que eles desempenham para a nossa cultura”, explicou a deputada.
Sílvia Benjamin lembrou ainda a importância da matéria para a preservação da história e da memória da Paraíba. “Reconhecer devidamente o trabalho desses profissionais como patrimônio cultural também é um ato de preservação da memória coletiva e da diversidade cultural, que compõem a identidade do nosso Estado”, reiterou. O PL deverá ser analisado pela Comissão de Educação e Cultura da Casa e, em seguida, será apreciado pelos parlamentares no Plenário.
Fonte: MaisPB