
Tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto de Lei 2.209/20, de autoria do deputado Tovar Correia Lima (PSDB), que assegura o direito à permanência de um acompanhante junto à criança, adolescente e adultos graus moderado e severo com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que se encontre internado em UTI dos Hospitais, UPA, maternidades públicas e privadas e outras instituições hospitalares voltadas para atendimento de pacientes com covid-19.
De acordo com o projeto, o acompanhante deverá, no ato de admissão do paciente, se comprometer com a utilização de equipamentos de proteção individual, que visam evitar a transmissão de doenças infectocontagiosas. O acompanhamento deverá, preferencialmente, ser realizado pelo familiar ou responsável do paciente, e na sua impossibilidade, por pessoa capacitada para lidar com o TEA.
Tovar explica que a Unidade de Saúde deve ser responsabilizar por providenciar as condições adequadas de permanência do acompanhante que deve ter entrada devidamente registrada pela Unidade de Saúde respectiva, sendo obrigatório o uso de crachá ou outro meio de identificação específico. O acompanhante deverá ainda firmar termo de responsabilidade que o informe das penalidades decorrentes de comportamento que venha a obstruir ou dificultar procedimentos considerados adequados ou necessários pela equipe médica.
O projeto assegura ainda que o médico responsável poderá descredenciar o acompanhante que não cumprir os compromissos assumidos ficando assegurado o direito à substituição do acompanhante descredenciado.
“É imprescindível que haja acompanhamento por um membro familiar do paciente, que consiga lhes transmitir calma e tranquilidade, fator fundamental para a continuidade e sucesso do tratamento. Na impossibilidade de acompanhamento por familiar ou responsável, a sugestão é que profissional habilitado possa exercer esse papel”, destaca Tovar.
Leia mais:
- Flávio Bolsonaro anuncia deputado como vice
por RedaçãoO candidato à Presidência da República, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), anunciou, nesta quarta-feira (5), o deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL) como candidato a vice-presidente da República na chapa do Partido Liberal para as eleições deste ano. O anúncio foi feito durante evento da legenda. Alfredo Gaspar é ex-promotor de Justiça, foi procurador-geral de Justiça de… Leia mais: Flávio Bolsonaro anuncia deputado como vice - Aniversário de João Pessoa: Shows de Roupa Nova e Fábio Jr. acontecem nesta quarta
por RedaçãoA banda Roupa Nova e o cantor Fábio Jr. se apresentam nesta quarta-feira (5), no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, em comemoração ao aniversário da capital paraibana. Os shows são gratuitos e fazem parte da programação completa da Festa das Neves 2026, que acontece de 26 de julho a 5 de agosto. De acordo… Leia mais: Aniversário de João Pessoa: Shows de Roupa Nova e Fábio Jr. acontecem nesta quarta - Homem é condenado a 36 anos de prisão por matar irmã, no Agreste paraibano
por RedaçãoCláudio Félix foi condenado, nessa terça-feira (4), a 36 anos de prisão por matar a própria irmã na cidade de Ingá, no Agreste paraibano. O caso aconteceu em julho de 2025, após discussão por aposentadoria da mãe. O julgamento do homem, de 52 anos, aconteceu no Tribunal do Júri da Comarca de Ingá. Ele foi… Leia mais: Homem é condenado a 36 anos de prisão por matar irmã, no Agreste paraibano - Paraíba tem segundo pior salário médio de policiais militares do Brasil, aponta Fórum de Segurança
por RedaçãoA Paraíba tem a segunda pior média salarial bruta para policiais militares entre os estados brasileiros, segundo dados do Raio-X das Forças de Segurança Pública do Brasil 2026, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgado nesta terça-feira (4). O estado fica à frente apenas do Piauí no ranking nacional. A remuneração bruta… Leia mais: Paraíba tem segundo pior salário médio de policiais militares do Brasil, aponta Fórum de Segurança - ISEA celebra 75 anos de atividade com mais de 17 mil atendimentos, só em 2026
por RedaçãoReferência em assistência materno-infantil há 75 anos, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) celebra seu aniversário nesta quarta-feira, 5 de agosto, com números que comprovam sua importância para Campina Grande e toda a Paraíba. Somente entre janeiro e junho de 2026, a maternidade realizou 17.720 atendimentos e registrou 8.153 internações, mantendo um… Leia mais: ISEA celebra 75 anos de atividade com mais de 17 mil atendimentos, só em 2026












