Projeto leva atendimento oftalmológico gratuito à população de Esperança; saiba detalhes 

A ação é fruto da articulação do ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Nobinho Almeida, junto ao Instituto Brasil de Saúde Ocular (IBRASO).

Publicado: 21/10/2025

FOTO: SE LIGA PB



A população de Esperança será beneficiada com um grande mutirão de saúde visual que acontece entre os dias 29 e 31 de outubro. A iniciativa é fruto da articulação do ex-prefeito de Esperança Nobinho Almeida, junto ao Instituto Brasil de Saúde Ocular (IBRASO).

A iniciativa faz parte de um projeto que tem como objetivo oferecer atendimento oftalmológico gratuito à população, especialmente àqueles que mais necessitam.

Durante entrevista ao Programa Se Liga PB, nesta terça-feira (21), o gerente comercial da IBRASO, Tarcísio Caricchio, a técnica de enfermagem, Preta, e o ex-prefeito de Esperança e pré candidato a deputado estadual, Nobinho Almeida, explicaram que o projeto foi pensado para alcançar o maior número de pessoas.

“A demanda será espontânea. As pessoas podem comparecer, mesmo sem encaminhamento, caso sintam alguma limitação visual. Esse é o momento de triagem, em que serão avaliadas as necessidades de cada paciente”, destacou Preta.

Segundo ela, a partir da triagem os pacientes serão direcionados para consultas mais específicas, exames detalhados e, se necessário, encaminhamentos cirúrgicos. Em alguns casos pode haver indicação de cirurgia, e o encaminhamento será feito de forma adequada.

Na ocasião, o representante do Instituto IBRASO ressaltou que a iniciativa vem sendo aplicada em municípios parceiros, devido à grande demanda na área de oftalmologia.

“Nosso foco é realmente levar esse acesso a quem mais precisa. Sabemos que a procura por oftalmologia é muito alta e queremos dar um suporte maior para o cidadão que está na ponta, dependendo da saúde pública”, afirmou Caricchio.

Além dos exames básicos de vista, o programa também oferece a oportunidade de realização de exames mais específicos, geralmente de custo elevado, possibilitando um diagnóstico mais completo e preciso.

“Mesmo quem não tiver requisição pode participar. Basta comparecer no período de triagem para ser avaliado”, reforçou o representante do Instituto.

Quanto à confecção de óculos, Tarcísio explicou que o paciente tem liberdade para escolher onde realizar o serviço, mas há parceiros do projeto que oferecem opções mais acessíveis.

“A gente favorece esse suporte, deixando o paciente à vontade. Temos alguns parceiros que disponibilizam óculos com valores mais em conta, justamente para facilitar o acesso”, informou, reforçando que “todas as consultas, enxames e suporte oferecidos serão gratuitos”.

De acordo com Tarcísio, o projeto só é possível graças à colaboração de parceiros, a exemplo do ex-prefeito Nobinho Almeida, que articulou e trouxe essa ação para a região de Esperança.

“Tem que ter pessoas realmente dispostas a ajudar o povo. Porque quem não tem esse sentimento, acaba dificultando. Esse programa vem justamente com esse propósito: servir e cuidar de quem mais precisa”, pontuou Nobinho, destacando a importância do programa.

” O que mais precisamos de imediato é ter a certeza do que temos, porque a partir daí podemos correr atrás do tratamento. Esse programa dá exatamente essa oportunidade: saber se tem ou não o problema, ter o diagnóstico certo. A ideia inicial era concentrar o programa em Esperança, mas decidimos expandir para outros municípios onde tivermos prefeitos e parceiros dispostos a olhar pela população”, observou o ex-gestor.

A primeira parte acontece nos dias 29, 30 e 31 de outubro, na Câmara Municipal de Esperança, a partir das 8h da manhã e, na parte da tarde, a partir das 14h. Aqueles que possuem algum problema de visão podem participar, uma vez que a demanda é livre nesse primeiro momento de triagem. Os interessados devem levar documentos pessoais e encaminhamento de exames oculares, quem já tiver e precisa de uma maior agilidade.

A ação une solidariedade, cuidado, prevenção e cidadania.

Redação 

COMPARTILHE AGORA



OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo