Prouni 2025.2: inscrições terminam hoje; Paraíba tem 3,2 mil bolsas

O Prouni é uma das principais iniciativas de inclusão no ensino superior brasileiro, permitindo o acesso de estudantes de baixa renda a cursos em universidades privadas.

Publicado: 04/07/2025

FOTO: REPRODUÇÃO/AGÊNCIA BRASIL



Terminam nesta sexta-feira (4), as inscrições para o Prouni 2025.2 — Programa Universidade para Todos. O processo oferece, em todo o Brasil, mais de 211 mil bolsas em instituições particulares de ensino superior, sendo bolsas integrais (100%) e parciais (50%).

Mais de 3 mil bolsas disponíveis na Paraíba

Na Paraíba, segundo dados do Governo Federal, estão sendo ofertadas 1.942 bolsas integrais e 1.351 parciais, totalizando 3.293 oportunidades distribuídas entre instituições privadas do estado.

Como se inscrever no Prouni

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o fim do dia desta sexta-feira (4) pelo site oficial: https://acessounico.mec.gov.br/.

Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem 2023 ou 2024 e atender aos critérios socioeconômicos exigidos pelo programa. A seleção é baseada exclusivamente na nota do exame.

Distribuição nacional de bolsas

Do total nacional, são mais de 118 mil bolsas integrais e 93 mil parciais, disponíveis em 887 instituições privadas de ensino superior, com mais de 370 cursos abrangidos.

Calendário: chamadas e prazos de comprovação

  • Inscrições: até 4 de julho, às 23h59
  • Resultado da 1ª chamada: 7 de julho
  • Prazo para entrega da documentação: até 18 de julho
  • Resultado da 2ª chamada: 28 de julho
  • Entrega da documentação da 2ª chamada: até 11 de agosto
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de agosto

Os candidatos pré-selecionados devem apresentar a documentação que comprove as informações declaradas no momento da inscrição. O não cumprimento dos prazos pode acarretar a perda da bolsa.

Sobre o Prouni

O Prouni é uma das principais iniciativas de inclusão no ensino superior brasileiro, permitindo o acesso de estudantes de baixa renda a cursos em universidades privadas com apoio financeiro do Governo Federal.

Fonte: ClickPB

COMPARTILHE AGORA



OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo