Inscreva-se para receber notificações
Categories: NotíciasPolítica

Psicóloga explica relação das redes sociais com o suicídio

Segundo o DataSus, plataforma do Ministério da Saúde que contabiliza os casos das principais doenças no país, em um levantamento feito no ano de 2020, o Brasil registrou 12.895 suicídios durante o ano. Um dos grupos que mais têm desenvolvido transtornos mentais, relacionados ao suicídio, é o público jovem. O uso excessivo das redes sociais é um dos fatores apontados para o problema.

De acordo com Clara Fernandes, coordenadora do curso de Psicologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande, a ideia de suicídio tem relação com a busca incessante por seguidores. “O jovem quer ser aceito pela sociedade, e ter mais seguidores nas redes sociais é uma forma que muitos buscam para essa aceitação”, explicou.    

“Aqueles que se expõem mais nas redes sociais ficam mais suscetíveis a ataques de ‘haters’, e daí podem desencadear um transtorno psicológico. Além disso, muitos convivem e sofrem com o Bulliyng na escola, que pode ter continuidade do mundo virtual. Por isso, os pais e responsáveis precisam se atentar para esse comportamento dos filhos”, completou.     

Clara ainda explica que os pensamentos suicidas se desencadeiam por fatores de natureza externa, e que são ignorados pela sociedade.  Dentre esses problemas estão dívidas, desemprego, morte de um familiar, abuso sexual na infância, divórcio, problemas amorosos, entre outros.  

“Em geral, junto com o isolamento e a tristeza excessiva, o paciente costuma dizer frases negativas e de que se sente um peso e a vida não tem mais sentido. Quando esse comportamento se repete por muito tempo, é preciso ficar atento e orientar no sentido de procurar ajuda. É importante (o paciente) compreender aquele momento difícil e não guardar para si, para que aquilo não venha ter como consequência o suicídio”, finaliza.  

O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, que busca alertar a população sobre a importância da saúde mental e prevenção ao Suicídio. A UNINASSAU disponibiliza atendimentos psicológicos em sua Clínica-Escola para toda sociedade. Mais informações do serviço podem ser obtidas no WhatsApp e Telefone (83) 2101-8928, ou diretamente na Instituição, localizado na Rua Antônio de Carvalho Sousa, 295, Estação Velha. 

Assessoria

Redação

Recent Posts

Turista é mordida por tubarão em Fernando de Noronha

Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…

18 horas ago

Bebê morre sufocado em Campina Grande; polícia investiga o caso

Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…

18 horas ago

Uma pessoa morre e outras quatro ficam feridas em acidente na divisa entre Paraíba e Pernambuco

No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…

19 horas ago

Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…

19 horas ago

Saúde de Bolsonaro faz Eduardo aumentar pressão por nova sanção a Moraes

Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…

20 horas ago

Homem é preso pela quarta vez após sequestrar turistas na Paraíba

A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…

20 horas ago