Inscreva-se para receber notificações
Categories: Notícias

Psicólogo explica como lidar linchamento virtual

O Brasil viu com tristeza as mortes de Jéssica Cânedo (22 anos) e do youtuber PC Siqueira (37 anos), fato que exemplificou o poder de influência da internet na vida das pessoas. Ambos os casos tiveram como estopim um “linchamento virtual”, fruto de informações não-comprovadas que acabaram afetando negativamente o psicológico deles.

De acordo com o psicólogo Max Lira, mestre em Psicologia da Saúde e docente do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande, o aumento de pessoas com acesso à internet tem gerado, também, uma procura maior nos consultórios psicológicos. “A psicologia sugere que a exposição excessiva da vida pessoal nas redes sociais pode aumentar a vulnerabilidade emocional, causando pressão, críticas e até mesmo cyberbullying, afetando a saúde mental”, alerta.  

Fazendo um apanhado histórico, Lira pontua que o linchamento verbal, com o intuito de manchar a vida de uma pessoa, sempre existiu. No entanto, essa prática se aumentou com a popularização das redes sociais. “As redes sociais potencializaram o julgamento. Na verdade, a pessoa já é sentenciada de uma suposta culpa (que em muitos casos não possuem). Se no Direito ocorre a presunção de inocência, nas redes sociais ocorre a presunção da culpa, um paradoxo que desregula a ordem natural das coisas”, explica.

Max ainda pontua que é preciso saber diferenciar a vida real do virtual e que, por vezes, as redes sociais se tornam uma espécie de “palco” onde vários personagens (os influenciadores digitais) apresentam uma falsa realidade e criam uma suposta fantasia da vida perfeita. “Com isso, podem surgir sentimentos de comparações injustas e de inadequação da sua própria vida. Isso ocorre por causa de uma glamourização sofisticada da fantasia exposta das redes sociais”, explica.

“Não existe vida perfeita, o exemplo disso é uma foto quando postada por uma celebridade que é altamente editada. É necessário que busquemos observar criticamente o que estamos selecionando do virtual para o real e focarmos naquilo importante para nossa vida, validando nossa autoestima e nosso eu, com falhas e imperfeições, mas, também, com conquistas e buscas por melhorias diárias”, completa o psicólogo Max Lira.

Assessoria

Redação

Recent Posts

Turista é mordida por tubarão em Fernando de Noronha

Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…

22 horas ago

Bebê morre sufocado em Campina Grande; polícia investiga o caso

Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…

23 horas ago

Uma pessoa morre e outras quatro ficam feridas em acidente na divisa entre Paraíba e Pernambuco

No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…

23 horas ago

Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…

23 horas ago

Saúde de Bolsonaro faz Eduardo aumentar pressão por nova sanção a Moraes

Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…

1 dia ago

Homem é preso pela quarta vez após sequestrar turistas na Paraíba

A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…

1 dia ago