Rafaela comemora retomada das obras do sistema adutor Transparaíba que vai beneficiar mais de 100 mil pessoas

Os serviços consistem na implantação de 185 km de adutora de água tratada, em tubulação com diâmetros que variam de 150 a 600 milímetros.

Publicado: 12/05/2022

Foto: Reprodução/ Assessoria

A deputada estadual Rafaela Camaraense (PSB) acompanhou a retomada das obras do sistema adutor Transparaíba, que irá beneficiar uma população de mais de 100 mil habitantes de nove cidades do Curimataú e Seridó paraibano. A parlamentar esteve com o governador João Azevêdo e conversou sobre a importância da adutora para o abastecimento da região, que passará a contar com as águas do Rio São Francisco.

“Essa é uma grandiosa obra que vai levar água para o Curimataú e Seridó. A nossa região é uma das mais secas da Paraíba e precisávamos de uma ação concreta como essa, capaz de trazer as águas do Rio São Francisco até nós. Fui pessoalmente pedir ao governador João Azevêdo a retomada dessa obra tão importante e com toda sua sensibilidade, nos atendeu e as obras dessa fase estão em pleno vapor”, destacou a deputada.

Estão sendo investidos com recursos próprios do tesouro do estado, R$ 264,7 milhões nesta primeira etapa do empreendimento, que vai abastecer com a água da transposição do São Francisco, os municípios de Boqueirão, Boa Vista, Soledade, São Vicente do Seridó, Cubati, Sossego, Baraúna, Picuí e Frei Martinho.

Os serviços consistem na implantação de 185 km de adutora de água tratada, em tubulação com diâmetros que variam de 150 a 600 milímetros. Também haverá a construção de uma estação de tratamento, oito estações de bombeamento e nove reservatórios de distribuição de água. O sistema adutor terá uma vazão de 578,37 litros por segundo a partir do açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão.

“Só quem é da região sabe como nosso povo já sofreu pela falta de água e ver essa obra sendo retomada nos enche de esperança e de força para lutar em busca de ainda mais desenvolvimento para nossa Paraíba”, reforçou a deputada.

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS