Inscreva-se para receber notificações
Categories: NotíciasPolicial

Rei da cocaína e líder da máfia italiana é preso pela PF e Interpol em João Pessoa

Nesta segunda-feira, 24,como resultado de investigação conjunta realizada entre Brasil e Itália, a Polícia Federal logrou realizar a prisão de Rocco Morabito, em João Pessoa, em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal. Morabito, conhecido mundialmente como “o rei da cocaína”, é procurado desde 1994 e estava incluído na lista do Ministério do Interior dos 10 fugitivos mais perigosos da Itália.

Ele estava em companhia de outro foragido italiano, Vincenzo Pasquino, um fugitivo originário de Turim e incluído na lista de fugitivos perigosos, que também foi preso. A extradição à Itália também será solicitada ao STF.

Desde ontem (23), uma equipe de policiais italianos do Escritório Central da Interpol em Roma, que participou da investigação, e dos Carabinieri, deslocou-se ao Brasil ante a perspectiva de que a prisão fosse realizada.

Um dos principais fugitivos procurados na Itália pelo envolvimento com a organização criminosa conhecida como ‘Ndrangheta era o italiano Rocco Morabito.

Há registros da atuação de Rocco com a organização do tráfico de drogas entre Brasil e Europa desde a década de 1990, conforme investigação à época realizada no âmbito de Operação denominada KING. Operações mais recentes da PF também indicaram a relação das atividades da ‘Ndrangheta com organizações criminosas brasileiras.

Com base em informações passadas pela Interpol Brasília, Rocco foi preso no Uruguai em 2017, depois de 22 anos foragido, para fins de extradição à Itália. No entanto, em 23/6/2019, ele fugiu da prisão no Uruguai e era considerado um dos três fugitivos mais procurados pela Itália desde então.

Nascido em 1966, o italiano é acusado de associação mafiosa, tráfico de drogas e outros crimes graves. A polícia, inclusive, tem gravações de telefonemas em que ele negociou a compra de quase uma tonelada de cocaína da América do Sul, numa transação de cerca de 8 milhões de euros.

A ‘Ndrangheta é considerada uma das maiores e mais poderosas organizações criminosas do mundo.

A Interpol lançou recentemente um projeto dedicado exclusivamente à repressão em âmbito global às atividades desta organização criminosa, denominado Projeto I-Can (Interpol Cooperation against ‘Ndrangheta).

Uma entrevista coletiva de imprensa acontecerá nesta terça-feira, 25, no Ed. Sede da Polícia Federal, localizado no SAUS Quadra 6, Bloco A, Lotes 9/10, Brasília/DF.

Blog Paraíba

Redação

Recent Posts

Paraíba registra maior alta do Brasil em volume de serviços com aumento de 2,9% em novembro

A Paraíba registrou um crescimento de 2,9% no volume de serviços entre outubro e novembro…

8 horas ago

Veneziano recebe vereadores e lideranças de Pombal e Cajazeirinhas, que reafirmam apoio à sua reeleição ao Senado

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) recebeu nesta terça-feira (13) um grupo de vereadores,…

9 horas ago

Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do…

9 horas ago

Butantan recruta idosos para ensaio clínico da vacina da dengue

O Instituto Butantan está recrutando, a partir desta terça-feira (13), 767 voluntários de 60 a…

10 horas ago

Mulher encontrada morta na praia de Intermares é identificada

A mulher encontrada morta na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, na…

11 horas ago

Vaquinha Solidária busca apoio para realização de cirurgia renal de alto custo

Uma vaquinha solidária foi lançada com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para custear…

11 horas ago