A rejeição eleitoral ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece acima de 50% e só é superada pelos índices atribuídos à família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PSDB), segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13).
De acordo com o levantamento, 53% dos brasileiros afirmam que não votariam em Lula. O índice é menor que o de Jair Bolsonaro, rejeitado por 60% dos entrevistados, de Michelle Bolsonaro (61%) e de Eduardo Bolsonaro (67%). Já Ciro Gomes aparece com 58% de rejeição.
Em comparação com outubro, a rejeição ao petista oscilou dois pontos para cima, passando de 51% para 53%. Em maio, o índice havia atingido 57%. Lula anunciou no mês passado que pretende disputar a reeleição em 2026.
Apesar da alta rejeição, Lula ainda venceria a maioria dos adversários em cenários de segundo turno, embora a diferença tenha diminuído em relação à pesquisa anterior.
O levantamento também mediu o grau de conhecimento do eleitorado sobre os nomes testados. Jair Bolsonaro continua sendo o mais conhecido, seguido de Michelle Bolsonaro (11% de desconhecimento), Eduardo Bolsonaro (12%) e Ciro Gomes (16%).
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas presencialmente entre os dias 6 e 9 de novembro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Portal Paraíba.com.br










