Uma vitória para os povos indígenas da Paraíba foi celebrada nesta terça-feira (21) com a cerimônia de homologação de demarcação da Terra Indígena (TI) Potiguara de Monte-Mor, localizada nos municípios de Rio Tinto e Marcação, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro do ano passado. Para o deputado Chió, presente no evento ao lado da Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, comemorou o ato que representa um avanço e uma reparação histórica.
“Os povos indígenas são os nossos originários. Eles estavam aqui desde sempre cuidando do nosso país e merecem a garantia de todos os seus direitos. O presidente Lula segue mostrando o seu compromisso e respeito com a pauta. Celebro estas primeiras conquistas e este avanço que é uma reparação histórica ao direito ancestral dos Potiguara sobre o seu território e reforça a importância da preservação ambiental. Hoje, quase seis mil potiguaras foram beneficiados com a demarcação e a luta agora é por ainda mais”, refletiu o parlamentar.
Com a Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor, o Governo Federal chega à marca de 13 terras homologadas, no que é chamado pelo presidente Lula de legado do seu mandato. A TI Potiguara de Monte-Mor está localizada no bioma da Mata Atlântica, com rica biodiversidade em uma área com 7.530 hectares, abrigando 5.799 habitantes do povo Potiguara distribuídos em seis aldeias. O ato representa um avanço significativo no reconhecimento dos direitos dos povos indígenas no estado que foi iniciada em 2001.
Assessoria de Comunicação
Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…
Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…
No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…
Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…
A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…