Inscreva-se para receber notificações

Representantes do IFPB de Esperança falam da importância do Campus para a região e destacam cursos oferecidos; saiba mais

Representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), do Campus de Esperança, foram os entrevistados do Programa Se Liga PB, da manhã desta sexta-feira (19).

Na ocasião, o diretor de Administração, Planejamento e Finanças, professor Arlindo Garcia de Sá Barreto, e o diretor geral do Campus, professor Valny Lira, falaram da importância do Instituto na fomentação da Educação na região, e destacaram os cursos oferecidos. O Campus de Esperança está completando 7 anos, e tem ofertado cursos de nível técnico e também superior, com o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), para estudantes da cidade e de municípios circunvizinhos.

“Com a abertura do curso superior o fluxo passa a ser ampliado, e começamos a receber alunos de grandes regiões, a exemplo de Campina Grande”, frisou Valny.

Valny pontuou que o IFPB de Esperança tem capacitado jovens para o mercado de trabalho, e colaborado para o desenvolvimento de políticas educacionais na região.

O diretor geral do Campus falou sobre os cursos oferecidos em Esperança, e destacou os cursos integrado em Informática, Sistemas em Energias Renováveis, e o superior em ADS, com entrada pelo SISU.

“A preço de hoje contamos com cerca de 320 alunos distribuídos entre os cursos”, contou.

O professor Arlindo, que também esteve participando da entrevista, explicou que recentemente o Governo Federal fez uma recomposição orçamentária para o IFPB, que redistribui os recursos de acordo com as relações orçamentarias dos Campus, e disse que Esperança também recebeu um aporte financeiro para investimento. Segundo ele, o governo Lula até então está dando um aporte muito positivo em relação ao envio de recursos para o Instituto.

“Esperança também recebeu um aporte, e falta apenas fazer a descentralização. O governo Lula já começou muito bem, porque já há algum tempo o orçamento vem se mantendo no valor e os custos vem subindo, e está todo mundo com expectativas muito positivas”, ressaltou.

Ainda segundo Arlindo, os custos são altos e os recursos precisam ter os valores atualizados. Ele contou que em anos passados houve um certo sufocamento orçamentário que estava dificultando o pagamento das contas e a manutenção dos serviços.

“A despesa do custeio crescia, e para se manter o funcionamento, outras ações deveriam ser reequilibradas ou reduzidas”, disse o professor.

O Instituto conta com uma grande estrutura física, e em breve também contará com um ginásio esportivo, além de também oferecer auxílios estudantis, através de editais, fardamento, material escolar, e outros itens de assistência para os alunos.

“O Campus oferece essas condições para que o aluno permaneça e comece a desenvolver”, destacou o diretor de Administração, Planejamento e Finanças.

Redação

Redação

Recent Posts

Lula sanciona Lei do Descongela; entenda medida de benefícios a servidores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…

2 horas ago

Barco com 27 pessoas se parte ao meio e afunda no Rio São Francisco

Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…

3 horas ago

Vídeo: vaca vai parar no telhado de casa e é resgatada com ajuda de caminhão no Sertão da Paraíba

Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…

3 horas ago

Mulher é morta a tiros e marido, suspeito do crime, se mata em seguida, em Itapororoca/PB

Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…

3 horas ago

Prisão de Hytalo Santos e marido é mantida após Justiça negar liminar

Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…

5 horas ago

Defesa de Bolsonaro recorre e pede que plenário do STF reveja condenação

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…

5 horas ago