Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Saiba mais sobre a Eris, nova variante do coronavírus

Segundo a Organização Mundial da Saúde, já foram registrados casos dessa variante em 51 países - ainda não houve registros no Brasil.

Publicado: 17/08/2023

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma subvariante da cepa Ômicron do coronavírus (Covid-19), a Eris, tem chamado a atenção nas últimas semanas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, já foram registrados casos dessa variante em 51 países.

Apesar do alarme, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) afirmou que, no Brasil, não houve alteração no cenário de casos de Covid-19 ou de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

No entanto, especialistas afirmam que é importante atentar para a cobertura vacinal, pois a imunização é o que garante que a infecção pelo Covid-19 tenha consequências mais sérias, mesmo com essa nova variante.

Sintomas

Os sintomas da Eris são praticamente os mesmos de outras cepas da Covid-19: coriza, espirros, tosse seca e contínua. Em alguns casos, também pode ocorrer febre e dor de garganta.

Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, a Eris já é a cepa dominante. Nos EUA, autoridades de saúde devem administrar doses de reforço de vacinas contra o coronavírus feitas com uma nova fórmula.

Ainda que a OMS tenha decretado o fim da emergência em saúde há mais de três meses, a Covid-19 persiste: segundo dados da própria organização, cerca de 300 mil casos da doença foram registrados no planeta nos últimos sete dias.

Portal Correio

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS