Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

“São João que se sente”: Positive Comunicação lança campanha com objetivo de mostrar festejo pela perspectiva de pessoas cegas

Iniciativa destaca a festa de São João como uma experiência multissensorial, valorizando a interpretação além do visual através de relatos emocionantes e inclusivos

Publicado: 27/05/2024

A agência Positive Comunicação lançou, neste domingo (26), uma emocionante campanha chamada de “São João que se sente”, que tem como objetivo mostrar a essência do festejo pela perspectiva de pessoas cegas que fazem parte do Instituto dos Cegos de Campina Grande (ICENO), no Agreste da Paraíba. O projeto ressalta que as celebrações juninas vão além dos aspectos visuais, sendo uma rica experiência multissensorial que pode ser apreciada por todos.

No vídeo, pessoas cegas compartilham suas experiências e sensações, enfatizando a importância dos sons, aromas, sabores e texturas que compõem a festa. Os relatos destacam o barulho das fogueiras, o som do arrastar dos pés e o cheiro das comidas tradicionais. O professor do ICENO, John Queiroz, e também pessoa cega, explica na produção audiovisual que os festejos juninos, embora sejam festas tradicionais, são mais plurais que suponhamos: “no São João podemos explorar todos os sentidos, desde o sensorial ao imaginário”, afirma.

Quem também participou do vídeo foi a professora e pessoa cega Elisangela Arruda. Na produção ela fala sobre a importância de se colocar no lugar do outro, como uma forma de poder chegar ao entendimento da complexidade da cultura. Para a professora, só vamos conseguir fazer uma festa grande e agradável no São João, quando chegarmos no entendimento da necessidade do outro. “Precisamos entender que o São João é para todos”, diz. Elisangela conta sobre a importância desse tipo de conteúdo ser disseminado, uma vez que acessibilidade em festas ainda é uma pauta pouco discutida, ainda mais quando pensamos no âmbito regional. “Pela primeira vez uma agência de publicidade senta junto com a gente para saber o que é essencial na cultura, na festa do outro. (…) Sem palavras para expressar o carinho, [a equipe da Positive Comunicação] foram gigantes na atitude”, finaliza.

De acordo com a CEO da Positive Comunicação, Eveline Gonçalves, a ideia para desenvolver a campanha surgiu quando a equipe estava selecionando ideias para construírem o São João dos clientes da agência. Os questionamentos “e quem não vê o que estamos produzindo? Como deve ser o São João das pessoas que não conseguem enxergar?” pairaram no ambiente e a dúvida foi instaurada. Para chegar a essa resposta, a equipe da Positive foi, então, ao ICENO para conversar com as pessoas cegas.

Ainda segundo Eveline, após conversar com os personagens do produto audiovisual, ela chegou no entendimento de que o São João como ela conhecia era extremamente limitado e que a condição dela como uma pessoa que enxerga, muitas vezes, limita as experiências multissensoriais que o período junino pode oferecer, “quando a nossa equipe saiu de lá ficamos horas em silêncio, absorvendo a avalanche de cultura que a gente não via. Cegos no São João somos nós que enxergamos”, reflete.

Ainda segundo Eveline, a Positive Comunicação buscou, com essa iniciativa, promover a conscientização sobre a acessibilidade e a inclusão, ressaltando que as festividades podem e devem ser adaptadas para serem plenamente desfrutadas por todas as pessoas.

O vídeo está disponível no Instagram da agência, @positive_comunicacao. Você pode assistir e compartilhar essa experiência, promovendo a inclusão e a valorização das diversas formas de vivenciar uma das festas mais queridas e tradicionais do Brasil.

Sobre a Positive:

A Positive é uma agência de comunicação comprometida em criar estratégias criativas e impactantes para seus clientes. Com uma abordagem inovadora, humana e focada no cliente, a agência busca sempre superar expectativas e alcançar resultados excepcionais.

Com Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS