Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Secretaria da Assistência Social de Matinhas abre inscrições para o SCFV

Publicado: 19/02/2024

A Prefeitura de Matinhas por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social abre inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 2024. As inscrições ocorrem de 19 a 23 de fevereiro, pela manhã, de 08 as 11 e a tarde das 13 as 15 horas. No Centro de Serviços Sociassistenciais.


As atividades ofertadas são: Socioeducativa; Dança; Orientações; Música (técnica vocal); Artes Visuais (Pintura); Teatro e Capoeira. O público alvo: as Crianças de 6 a 12 anos; os Adolescentes de 13 a 17 anos; as Mulheres e as Pessoas Idosas: 60 anos ou mais.
Para fazer a inscrição é necessário levar os seguintes documentos, sendo as cópias (xérox)
RG, CPF e NIS do responsável;
RG, CPF e NIS do idoso;
RG e CPF do Adolescente;
Certidão de nascimento da criança;
Comprovante de residência;

Em caso de dúvidas o telefone para contato: (83) 99972-0093.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida. A segurança de convívio, garantida aos usuários pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), refere-se à efetivação do direito à convivência familiar e à proteção da família. Visa o enfrentamento de situações de isolamento social, enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, além de situações discriminatórias e estigmatizantes.

O direito ao convívio é assegurado, por meio de um conjunto de serviços locais que visam à convivência, à socialização e à acolhida de famílias cujos vínculos familiares e comunitários precisam ser protegidos. O enfrentamento das situações de vulnerabilidades é realizado por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade. Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos do SCFV, destacam-se as de natureza artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários.

Com Assessoria de Comunicação

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS