Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaqueNotícias

Secretário nega que comércio volte a ser fechado devido ao aumento da transmissão de covid-19, na Paraíba

O secretário de estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, comentou que os altos índices de transmissibilidade da covid-19, principalmente devido à ômicron, estão altíssimos e que a tendência é que haja mudanças de bandeiras do Plano Novo Normal na próxima avaliação do Estado. Porém negou que isso se reflita em fechamento de comércio na Paraíba.

“As pessoas relaxaram no uso de máscara ao longo desses últimos meses, em lavar as mãos e infelizmente uma parcela da população não tem colaborado”, destacou Geraldo Medeiros nesta sexta-feira (28).

Na última avaliação do Plano Novo Normal apenas um município estava em bandeira laranja e os outros 222 estavam na bandeira amarela.

Segundo o gestor da Saúde, as bandeiras serão analisadas e há tendência que aqueça em todo estado. “O fator atenuante neste momento é termos a consciência que é preciso ficar em casa sempre que possível, evitar bares, shows, festinhas em casa com familiares e amigos reunindo 30, 40 pessoas, isso é tudo o que a ômicron quer”, afirmou.

Apesar disso, o cenário de bandeiras, de acordo com o secretário, não é tão levado em conta para medidas restritivas, agora o índice que mais chama atenção é o de transmissibilidade (RT), “que está altíssimo em João Pessoa, com 2,42 (cada 100 pessoas contaminam 242), é a maior do estado em consequência do veraneio e aglomerações”. A população jovem tem que entender a mensagem que eles adoecem com menor intensidade de sintomas, mas levam para casa, para seus pais, avós, pessoas com diabetes, doenças crônicas e essas correm risco de ir para leitos hospitalares em função da irresponsabilidade dos outros”, continuou.

“Não há medidas de fechar o comércio nesse momento”, afirmou destacando que a maioria das pessoas que estão em leitos de UTI neste momento são de não vacinados ou pessoas sem o ciclo vacinal completo. Eventualmente “há pessoas com o ciclo completo, mas principalmente maiores de 60 anos, com doenças associadas e essa população evolui, mesmo vacinada, porque seu filho ou neto foi para festas, aglomerou e transmitiu dentro de casa”, ressaltou.

Apesar da queda no RT, que já chegou a 4, o secretário aponta que a média móvel dos últimos 14 dias é de 2.42 e que oscila mais para cima que para baixo. “Não precisa nem analisar a taxa de transmissão, o número de pessoas conhecidas contaminas é enorme e revela a alta transmissibilidade em João Pessoa”, completa.

Superlotação em Patos

Quanto ao Hospital Regional de Patos, que atingiu 100% dos leitos de covid-19 ocupados, o secretário afirmou que existe um plano de gerenciamento e que não ocorreu colapso na unidade. “A partir do momento que atingi 80% dos leitos ocupados, disparamos as ondas – como no início da pandemia com ampliação de leitos. Temos leitos prevenidos e estaremos ampliando à medida que houver necessidade. Ampliaremos os leitos se houver necessidade”, afirmou.

O secretário apontou que a ocupação de leitos em João Pessoa chegou a 51%, enquanto o Sertão tem 52% ocupado. Já a região de Campina Grande vive um situação mais confortável com 20% dos leitos ocupados.

A respeito da lotação em Patos, a assessoria de comunicação explicou, em nota enviada ao Portal Paraíba.com.br que houve remanejamento de leitos em uma ação emergencial e que o complexo dobrou sua capacidade de atendimento na Unidade de Terapia Intensiva.

Portal Paraíba.com.br

Redação

Recent Posts

Lula sanciona Lei do Descongela; entenda medida de benefícios a servidores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…

2 horas ago

Barco com 27 pessoas se parte ao meio e afunda no Rio São Francisco

Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…

2 horas ago

Vídeo: vaca vai parar no telhado de casa e é resgatada com ajuda de caminhão no Sertão da Paraíba

Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…

2 horas ago

Mulher é morta a tiros e marido, suspeito do crime, se mata em seguida, em Itapororoca/PB

Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…

2 horas ago

Prisão de Hytalo Santos e marido é mantida após Justiça negar liminar

Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…

4 horas ago

Defesa de Bolsonaro recorre e pede que plenário do STF reveja condenação

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…

5 horas ago