Sindicato Rural de Esperança/PB anuncia novidade do Minha Casa, Minha Vida Rural e prevê ano de grandes conquistas

Alexandre convocou todos os interessados em participar do Minha Casa, Minha Vida Rural para uma assembleia que acontece na próxima sexta-feira (12).

Publicado: 10/12/2025

FOTO: RECORTE SE LIGA PB



Os representantes do Sindicato Rural de Esperança, Alexandre Lira e Edson, participaram do Programa Se Liga PB nesta quarta-feira (10), onde anunciaram novidades para os agricultores do município e apresentaram um balanço das atividades realizadas ao longo de 2025. Alexandre é presidente do sindicato, enquanto Edson atua na coordenação da área da juventude.

Durante a entrevista, Alexandre convocou todos os interessados em participar do Minha Casa, Minha Vida Rural para uma assembleia que acontece na próxima sexta-feira (12), oportunidade em que será divulgada a novidade para os trabalhadores rurais. Ele explicou que, já na segunda-feira (15), terá início o pré-cadastro das famílias, processo que seguirá até o dia 19, diretamente na sede do sindicato.

O sindicalista explicou que a assembleia de sexta-feira será um momento dedicado a orientações e esclarecimento de dúvidas sobre o programa, que é voltado para famílias agricultoras de baixa renda.

De acordo com Alexandre, somente após o pré-cadastro é que serão iniciados os procedimentos de análise para definir quem realmente terá direito ao benefício. As famílias que atenderem aos requisitos oficiais serão cadastradas para a próxima etapa do programa habitacional rural.

Avanços em 2025

Ainda durante a entrevista, Alexandre e Edson fizeram um balanço das ações desenvolvidas em 2025, destacando os avanços obtidos ao longo do ano. Segundo eles, o período foi marcado pela retomada de investimentos federais destinados à agricultura familiar, o que possibilitou ampliar o apoio ao homem do campo.

Alexandre lembrou que, durante o antigo governo federal, houve um período de estagnação devido à falta de investimentos na área. Com a chegada da atual gestão, em 2024, houve uma retomada significativa das políticas voltadas ao setor.

“2025 foi um ano de retomada dos trabalhos. Passamos um tempo, na época do antigo governo federal, sem poder fazer muita coisa por falta de investimentos na área. De 2024 para cá, voltamos com os benefícios e, através dos investimentos, temos feito várias ações no âmbito da agricultura familiar”, afirmou o presidente do sindicato.

Entre os exemplos citados por ele, está a retomada da construção de cisternas de placas, que já beneficiaram inúmeras famílias e continuarão a ser ampliadas. Ele também destacou ações de assistência técnica no plantio, programa de silagem, orientações previdenciárias e outros serviços voltados ao fortalecimento da agricultura de Esperança.

Juventude rural em destaque

Edson, responsável pela coordenação da área da juventude, comentou sobre os projetos desenvolvidos para incentivar a permanência dos jovens no campo, e enfatizou que o sindicato tem atuado para mobilizar e fortalecer a participação das novas gerações nas atividades agrícolas.

Ele pontuou iniciativas através dos Fundos Rotativos Solidários, que funcionam como ferramentas de geração de renda e impulsionam atividades produtivas entre os jovens agricultores.

Para Edson, esses mecanismos têm sido fundamentais para manter a juventude camponesa ativa, formada e engajada em suas comunidades, mesmo diante dos desafios enfrentados no meio rural.

Alexandre e Edson reforçaram o compromisso do sindicato com os trabalhadores rurais e afirmou que o próximo ano deve ser ainda mais promissor.

“Vamos entrar em 2026 com todo o gás. 2026 promete muitas novidades”, concluiu o presidente.

Redação 

.



COMPARTILHE AGORA



OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo