Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Sítio de Vovó Goretti: Tradição e Sabor de São João

Assim como a Primor, Vovó Goretti ajuda a manter viva as tradições juninas

Publicado: 29/06/2023

Verdadeira guardiã das tradições culturais de Campina Grande, na Paraíba, Vovó Goretti, de 64 anos, nasceu na terra do Maior São João do Mundo e, como boa campinense, é apaixonada por tudo que representa essa festa. Ela mantém um precioso acervo que dissemina a cultura e traz para os visitantes o gostinho das tradições juninas, assim como a Primor, marca que está há mais de 50 anos na mesa dos nordestinos.

Há 8 anos, vovó Goretti começou a decorar a casa com seu próprio acervo de artigos juninos. Tudo tão caprichado que o local já era rota de turistas. Então ela resolveu aumentar o espaço e transformou o terreno ao lado da casa em um memorial com elementos regionais típicos de uma casa do interior.

No local, os visitantes podem fazer uma verdadeira viagem ao tempo a partir de objetivos como: fogueira, chita, ferro à brasa, colchas, fogão à lenha, plantação de milho, câmeras fotográficas, telefones antigos, máquina de datilografia e muito mais. O sítio, de pouco mais de 20 metros quadrados reserva ainda um espaço dedicado aos santos juninos, com um altar para São João, Santo Antônio e São Pedro.

Vovó Goretti contou que o Sítio traz à tona suas lembranças de infância e que ela percebe a emoção dos visitantes nesse mesmo sentimento. “Eu sempre passava o São João na casa da minha família no interior de Pernambuco. Lá não tinha energia, era no candeeiro. Mantenho minhas memórias vivas aqui e sinto que as famílias também. Muitas pessoas chegam até a chorar vendo alguns objetos”, comentou.

Memória afetiva Vovó Goretti também tem com a culinária regional. Como uma boa nordestina, cresceu vendo a avó cozinhar para todos e hoje é ela que tem o prazer de cozinhar para seus três filhos e oito netos. Mas não se trata de qualquer comida. Para ela, culinária é amor. E se tem amor, tem Primor. A marca está presente no espaço desde o início. Vovó Goretti tem um avental personalizado com a Primor que ganhou nos primeiros meses do sítio. “A Primor para mim representa história, tanto é que se confunde com a minha e de tantos nordestinos. Não tem como não sentir o sabor do São João com ela”, comentou.

No acervo do Sítio, há ainda um livro de receitas deixado pela avó de vovó Goretti com várias receitas que levam Primor entre os ingredientes. “Comida é sentimento. O simples cheiro da margarina na panela pode transportar a gente de volta à infância, lembrando de refeições preparadas pela nossa avó, por exemplo, que sempre nos recebia com abraço apertado. É como se eu estivesse vivendo tudo novamente”, comentou emocionada.

Vovó Goretti sempre recebeu muitos amigos no local, e foram eles que a incentivaram a oferecer esse amor em forma de refeição para os visitantes. Então o Sítio da Vovó Goretti se tornou um restaurante que, assim como o São João, é marcado na regionalidade com comidas típicas e deliciosas como feijoada, picado, bode, buchada. “Quando me perguntam qual o segredo das minhas receitas, não escondo. É um segredo primoroso! É contar com a Primor em cada prato, afinal receitas nordestinas só combinam com a marca que mais conhece as nossas tradições”, disse Vovó Goretti,

Como réplica fiel de um sítio do interior nordestino, o Sítio Primoroso de Vovó Goretti tem muita prosa. Ela contribui com sua sabedoria e experiência, oferecendo uma boa conversa sobre as tradições juninas para todos os visitantes. “Hoje em dia as crianças não conhecem nada sobre nossas raízes. Tenho muito prazer em apresentar, explicar e contar as histórias de antigamente. Elas ficam encantadas”, finalizou.

A paixão pelo São João de Vovó Goretti é inspiradora e contribui efetivamente para a preservação dessa festa tão rica, seja através dos elementos de decoração, da deliciosa culinária da Primor ou do jeito caloroso de ser do nordestino. O Sítio está localizado na Rua Elizabete Arruda, Nº 112 – Bodocongó, em Campina Grande e a visitação é gratuita.

Com Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS