
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, divulgou na manhã desta quarta-feira, 11, o plano operacional de trânsito e transporte público para o período de realização do primeiro turno das eleições 2020.
As equipes de fiscalização de trânsito e de transportes estarão garantindo no próximo domingo, 15 de novembro, data do 1º turno do pleito eleitoral, uma maior comodidade e conforto para os eleitores de Campina Grande que irão se deslocar de suas residências para as zonas eleitorais e a organização do fluxo de veículos.
Transporte Público – De acordo com as ordens de serviços expedidas para as empresas concessionárias, o sistema de transporte coletivo estará operando com frota especial para proporcionar a facilidade de deslocamento á população. A frota estará operando já a partir das 6:40 horas até as 19:00 horas, com 45 ônibus, representando 40% do operacional durante o período da pandemia.
Durante todo o domingo, o Terminal de Integração proporcionará o atendimento através de todas as linhas. Além disso, serão mantidas as paradas principais na área central para embarque e desembarque de passageiros.
Conforme plano de mobilidade, haverá disponibilidade de ônibus em todos os distritos do município (São José da Mata, Galante, Estreito e Jenipapo), e o Complexo Aluizio Campos estará com atendimento especial de 10 ônibus (cinco da rota 044 e cinco da rota 004), com o compromisso das empresas na manutenção da operação sem interrupção.

De acordo com o cronograma operacional, fica assim distribuído o número de veículos por linha: 020 / 022 / 220 / 944 / 903 A / 101 / 077 / 111 / 110 / 555 / 902 / 910 – terão 1 carro cada; nas linhas 263A / 245 / 404 / 955 / 505 / 903B / 090A e 090B, serão atendidas por 2 veículos cada. A linha 303 contará com 3 carros, a linha 092 será atendida pro 4 carros, enquanto que nas linhas 044 e 004 serão atendidas cada uma por 5 carros.
A gerência de operação e fiscalização de transportes manterá ainda, durante o dia 15 de novembro, todo o seu contingente de fiscais nos principais pontos de embarque e desembarque inclusive no Terminal de Integração. Além da fiscalização nos pontos fixos, haverá também fiscalização motorizada para atender as solicitações em diversos bairros da cidade.
Operação de Trânsito – É de competência da STTP garantir o direito de ir e vir de todos aqueles que irão votar, não permitindo a interdição não autorizada de ruas e avenidas, protegendo o trânsito de eleitores nas Seções Eleitorais, proibindo o tráfego de veículos e também organizando o trânsito na área do TRE, onde agentes de trânsito a serviço da Justiça Eleitoral permanecerão no local reservando e coordenando o estacionamento e a circulação dos veículos a serviço da justiça, de partidos e candidatos, imprensa e órgãos públicos, lembrando que esses agentes estarão no local até a divulgação dos primeiros resultados da Eleição.
Para o desenvolvimento dessas atividades a STTP estará contando com aproximadamente 50 Agentes de Trânsito, auxiliados por uma equipe de 35 pessoas no apoio operacional, visto que os demais (20 agentes) estarão a serviço da justiça eleitoral, trabalhando como mesários ou na organização do trânsito na área do prédio do TRE.
Os agentes de trânsito estarão distribuídos por toda a cidade, em pontos fixos e em viaturas, seguindo as orientações da justiça e do ministério público eleitoral, bem como no planejamento realizado pela STTP para o dia da Eleição.
O setor de Sinalização estará realizando a distribuição de cavaletes e cones para as interdições, com a utilização de 02 caminhonetes, e o setor de Manutenção Semafórica estará de prontidão para atender qualquer problema nos semáforos, utilizando também 02 viaturas. Os agentes serão distribuídos em pontos fixos e em veículos, tendo a disposição 9 automóveis e 25 motocicletas.
O plano de ação desenvolvido pela STTP objetiva proporcionar segurança e organização no trânsito nas principais vias da cidade, por isso estarão sendo executados os mesmos procedimentos de interdições nos locais com maior número de seções eleitorais e a efetiva fiscalização, em conjunto com os demais órgãos de segurança, a fim de evitar a propaganda de Boca de Urna, Manifestações Políticas Coletivas e as Infrações de Trânsito.
A STTP estará exercendo suas atribuições com o reforço de pessoal e na logística das equipes, garantindo a interdição de ruas, auxiliando na circulação e nos desvios, operando nas áreas de estacionamento restrito, e reservando trechos para estacionamento de táxis e mototaxi.
A população terá disponível o telefone do plantão 3341.1517, para outras informações necessárias durante todo o domingo, inclusive de localização de zonas e seções eleitorais.
Assessoria