TRE-PB cassa mandatos de prefeito e vice-prefeita por abuso de poder político

O presidente da Câmara Municipal assumirá o cargo de prefeito até que sejam definidos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba os trâmites para a Eleição Suplementar.

Publicado: 29/01/2026

Foto: Reprodução



O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou por unanimidade, nesta quinta-feira (29/01), os mandatos do prefeito de Tenório, Manoel Vasconcelos (Republicanos), e da vice-prefeita Janine Anjos (União Brasil). A decisão foi tomada em julgamento de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) apresentada pelo candidato da oposição nas Eleições 2024, Evilázio de Araújo Souto, e pela sua coligação ‘Por Amor a Tenório'(MDB/PL).

O relator da Aije no TRE-PB foi o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. O voto dele foi acompanhado pelos demais desembargadores.

Ao então prefeito Manoel Vasconcelos foi aplicada, por decisão da maioria da Corte do Tribunal, multa de 50 mil.

Na primeira instância, a Aije foi julgada improcedente. Evilázio e a coligação recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o qual condenou a chapa do prefeito e da vice-prefeita à perda dos mandatos.

O presidente da Câmara Municipal assumirá o cargo de prefeito até que sejam definidos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba os trâmites para a Eleição Suplementar, em Tenório, assim como ocorreu em Cabedelo.

Redação com ClickPB



COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo
Ativar Notificações OK Não, obrigado.