Três candidatos desistiram das eleições e renunciaram participar das eleições de outubro. As renúncias que aconteceram foram de candidatos em Marizópolis, Santana de Mangueira e São José dos Ramos. Os dados foram conferidos nesta terça-feira (17) no portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O portal mostra dados sobre todos os candidatos de todas as eleições no Brasil.
Renunciaram Zé Pedrinho (Republicanos) em Marizópolis; Nerival Inácio (MDB) Santana de Mangueira; e Eduardo Caxias (MDB) em São José dos Ramos.
Com relação a Nerival Inácio, o candidato teve o registro de candidatura indeferido por inelegibilidade. Ele foi condenado anteriormente por desvio de verbas públicas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), ficando inelegível. Com isso, o partido resolveu substituí-lo como candidato, colocando a candidata Marina Lacerda (MDB).
Em São José dos Ramos, Eduardo Caxias havia tido a candidatura indeferida por ter reprovadas as contas de 2016, 2017 e 2019, quando foi prefeito da cidade. Até a publicação desta matéria, o DivulgaCandContas não havia registro de pedido de substituição da candidatura.
Já no caso de Marizópolis, Zé Pedrinho havia conseguido o deferimento da candidatura em fase recursal, mas optou por renunciar. No lugar dele, o partido colocou Júnior do Peixe (Republicanos).
Confira abaixo os 11 candidatos a prefeito ou prefeita que renunciaram ao pleito deste ano na Paraíba:
- Edilson do Tomate (Republicanos) em Boqueirão;
- Eduardo Caxias (MDB) em São José dos Ramos;
- Geraldo Terto (PSB) em Cacimbas;
- Lana Dantas (REDE) em Sousa;
- Leonardo Barbalho (Republicanos) em Pitimbu;
- Manuella Carneiro (MDB) em Alagoa Grande;
- Marcílio (PDT) em São José de Caiana;
- Nego de Guri (Republicanos) em Teixeira;
- Nerival Inácio (MDB) Santana de Mangueira;
- Zé Ataídes (PT) em Nova Olinda;
- Zé de Pedrinho (Republicanos) em Marizópolis.
Veja abaixo as renúncias e substituições dos candidatos:
Marizópolis:
Santana de Mangueira:
São José dos Ramos:
Fonte: ClickPB