Pelas redes sociais, o presidente americano Donald Trump disse que teve uma ótima conversa com Lula na manhã desta segunda-feira (6). O presidente americano afirmou que gostou da conversa e que em breve encontrará Lula pessoalmente.
“Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o Presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”, disse Trump no Truth Social.
A conversa entre os líderes durou certa de 30 minutos e contou com a participação dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). Fontes ligados à presidência dizem que até uma piada Lula fez no começo da ligação.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis e solicitou a retirada da sobretaxa de 40% dos produtos brasileiros e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.
Durante a conversa, Lula não citou Bolsonaro e nem nenhum nome de autoridade brasileira, durante o pedido de retirada de sanções. Não citou nenhum produto específico também para retirada das tarifas, foi geral.
Sobre Trump designar Marco Rubio, Secretário de Estado americano, para negociar com os ministros, (por conta da proximidade com Eduardo Bolsonaro), Lula não se manifestou contra. Apenas ouviu.
Band.com