Trump confirma reunião com Lula e diz que redução no tarifaço depende das “circunstâncias corretas”

A reunião está prevista para acontecer no domingo (26), à margem da Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Publicado: 25/10/2025

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino e REUTERS/Elizabeth Frantz



O presidente americano, Donald Trump confirmou em coletiva, na madrugada deste sábado (25), pelo horário de Brasília, o encontro com seu homólogo brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Malásia. A reunião está prevista para acontecer no domingo (26), à margem da Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Dentre os assuntos a serem debatidos, está o tarifaço imposto unilateralmente pelo americano sobre os produtos brasileiros. Trump afirmou que uma eventual redução das sobretaxas dependerá das “circunstâncias corretas”, sem detalhar prazos ou condições.

Nesta sexta (24), Lula havia declarado que não espera um acordo imediato sobre o tema. O petista destacou que as negociações terão uma sequência técnica e política, descrevendo a reunião como “sem frescura, objetiva e sincera”.

O presidente brasileiro já está na Malásia e foi recebido primeiro-ministro do país, Anwar Ibrahim. Ele é o o primeiro chefe de Estado brasileiro a participar da Cúpula da Asean.

O foco da viagem será a atração de investimentos e o debate sobre setores estratégicos para o desenvolvimento nacional. Além do encontro com Trump, Lula tem prevista uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Além dos compromissos oficiais da cúpula e das agendas bilaterais, Lula deve ser agraciado com um título de Doutor Honoris Causa em Desenvolvimento Internacional e Sul Global.

Band.com

COMPARTILHE AGORA



OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo