O presidente americano, Donald Trump, quer que a Coca-Cola mude sua receita. Segundo a BBC, o presidente dos Estados Unidos teria acatado o alerta do secretário de Saúde de Trump, Robert F. Kennedy Jr., que manifestou preocupação com os impactos do xarope de milho na saúde.
“Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana de verdade na Coca nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazer isso”, explicou Trump na plataforma Truth Social na última quarta-feira (16).
No entanto, o porta-voz da Coca-Cola não confirmou possível mudança na receita original da bebida e disse que eles “agradeciam o entusiasmo do presidente Trump”.
A Coca-Cola ainda reforçou, mesmo sem confirmar explicitamente o ajuste da receita que “mais detalhes sobre novas ofertas inovadoras em nossa linha de produtos Coca-Cola serão compartilhados em breve”.
XAROPE DO MILHO OU AÇUCAR DA CANA?
John Bode, presidente e CEO Associação de Refinadores de Milho, disse em um comunicado: “Substituir o xarope de milho com alto teor de frutose por açúcar de cana custaria milhares de empregos americanos na fabricação de alimentos, reduziria a renda agrícola e aumentaria as importações de açúcar estrangeiro, tudo isso sem nenhum benefício nutricional”.
O secretário de Saúde dos EUA e seu movimento Make America Healthy Again (“Torne a América saudável novamente”, em tradução livre) tem defendido que as empresas removam de seus produtos ingredientes como xarope de milho, óleos de sementes e corantes artificiais, associando-os a uma série de problemas de saúde.
Kennedy Jr. também tem sido crítico em relação à quantidade de açúcar que os americanos consomem e, segundo relatos, planeja atualizar as diretrizes alimentares nacionais em breve.
Trump toma regularmente Diet Coke — que usa o adoçante artificial aspartame. Ele mandou instalar, inclusive, um botão na mesa dele no Salão Oval da Casa Branca para solicitar que o refrigerante seja servido.










