
As universidades federais da Paraíba e de Campina Grande (UFPB e UFCG) aparacem no ranking das 20 mil melhores instituições de ensino superior no mundo, conforme o Centro de Classificações Universitárias Mundiais (Center for World University Rankings – CWUR).
Segundo a lista, a UFPB figura a posição 1.138 no mundo e a UFCG aparece no posto 1.699. No Brasil, 52 instituições foram avaliadas e a UFPB está em 27º lugar, enquanto a UFCG alcança a 46ª colocação.
A UFPB tem cerca de 40 mil alunos matriculados e cinco campi em João Pessoa (sede), Areia, Bananeiras, Mamanguape e Rio Tinto. A UFCG tem cerca de 20 mil alunos e sete campi em Campina Grande (sede), Cuité, Sumé, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras.
CWUR
Lidera a classificação mundial a universidade de Harvard, nos Estados Unidos, seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela universidade de Stanford, também norte-americanas. No Brasil, as três instituições melhor avaliadas são as universidades de São Paulo (USP), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Unicamp.
Dentre os indicadores avaliados estão a qualidade da educação, a empregabilidade de ex-alunos, a qualidade do corpo docente, o desempenho da pesquisa e a qualidade das publicações científicas.
O CWUR fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. Está sediado nos Emirados Árabes Unidos.
Leia mais
- Fifa revela vencedor do gol mais bonito da Copa do Mundo de 2026
- Após postagem nas redes sociais, dois amigos são executados em bar na praia de Acaú, em Pitimbu
- Genilson Lucenyah defende renovação política e confirma pré-candidatura a deputado federal durante entrevista ao Se Liga PB
- PSD confirma Diogo como vice de Cícero e lança chapa para a Câmara Federal
- Galego Souza diz que tentou destinar R$ 2 milhões a Esperança, mas não teve retorno de Thiago Moraes
Portal Correio












