
A família do médico e ex-deputado federal Armando Abílio, falecido no dia 12 de Outubro de 2020, aos 75 anos, vítima de Infarto, convida a toda população de Esperança e da Paraíba para participar da missa de um ano de falecimento do Dr Armando.
A missa acontecerá na próxima terça-feira, dia 12 de outubro, às 19 horas, na capela Santo Antônio, próximo a maternidade municipal.

RELEMBRE A TRAJETÓRIA DO DR ARMANDO ABÍLIO
Armando Abílio Vieira, nasceu em Itaporanga-PB, no dia 29 de dezembro de 1944, filho de Luiza Martins Vieira e Argemiro Abílio Vieira . Com apenas 9 anos de idade deu entrada no seminário de formação paroquial, com o intuito de ser padre. Durante o período de férias dos estudos voltava para sua cidade Diamante-PB, onde o seu pai tinha uma mercearia e a função de Armando, era pesar e embalar os produtos.
Aos 18 anos, em 1962 ingressou, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. Ainda durante a sua formação de medicina, fez residência hospitalar no Hospital Oswaldo Cruz, e em 1968 estava formado como médico. Sua primeira especialidade foi obstetrícia.
Anos a frente, o destino lhe traria até a cidade de Esperança, interior da Paraíba. Na cidade Armando Abílio construiu a sua família, carreira médica, empresarial e política.
Família
Armando Abílio teve 5 filhos com a sua esposa Rosimere Bronzeado: José Bronzeado Sobrinho Neto, Renata Bronzeado, Ana Luísa Bronzeado, Cintia Abrantes e Juliana Bronzeado.
Carreira médica e empresarial
Dr. Armando como ficou conhecido na região, construiu o maior hospital do agreste paraibano, na época conhecido como Hospital Geral, onde contava com todas as especialidades com também com uma super estrutura, como UTI e centros cirúrgicos. Além do hospital, também foi proprietário de um posto de combustível, uma gráfica, uma transportadora, uma farmácia e uma rádio comercial. O Hospital Geral foi fechado, quando a saúde da Paraíba passou a ser municipalizada. Ainda em vida, Abílio ainda tinha uma clínica de saúde, aonde até hoje atendem médicos de várias especialidades, como também exames, e era sócio da Rádio Cidade AM 1310.
Vida Política
Em 1982, filiou-se ao Partido Democrático (PSD), foi eleito vice-prefeito da cidade de Esperança-PB. Mesmo se desligando do PSD.Em 1989,filiou-se ao partido de Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) onde permaneceu até 1990.
Em outro de 1994,elegeu-se Deputado Federal pelo PMDB,concluindo seu mandato na Assembleia Legislativa paraibana em Janeiro de 1995.Foi deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro da Paraíba entre 1995 e 2010.
Nos últimos dias de vida, Armando Abílio trabalhava como Clínico Geral na sua própria clínica na cidade de Esperança-PB, e também apresentava um programa de rádio todos os sábados de nome “Tribuna do Povo”, que ia ao ar em duas emissoras, as rádios Cidade AM 1310 e Ban FM 87.9. No programa ele trazia entrevistados como médicos, políticos e figuras públicas. Mesmo sem mandato, Armando não se afastou da política, pois a sua esposa Rosa Bronzeado, como é conhecida na cidade, foi vice-prefeita de Esperança e candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo ex-deputado estadual Arnaldo Monteiro. Até os últimos dias de vida, Abílio ainda atuava e tem influenciava no meio político.
(Texto produzido por Pedro Henrique, Deborah e Claudiane Brito- Estudantes de jornalismo da UEPB)
Redação












