Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Universidade realiza evento em alusão ao Outubro Rosa com estudantes de Enfermagem

A programação contou com palestra sobre cuidados e prevenção ao câncer de mama na atenção básica

Publicado: 28/10/2022

O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande, na última quarta-feira (19), por meio do curso de Enfermagem, promoveu um momento para debater o trabalho de combate ao câncer de mama na rede de atenção básica da saúde. O momento fez parte da programação do Outubro Rosa (campanha de prevenção e combate à doença) e levantou pontos importantes sobre o trabalho realizado no SUS. 

Na palestra realizada pela enfermeira Lorena Sofia, mestre em saúde pública, foram apresentados alguns dados importantes sobre o câncer de mama, considerado o terceiro tipo de câncer que mais mata a população da Paraíba. “Como atuo na atenção básica, tenho acompanhado os números e sentido que mais pessoas com câncer tem procurado o SUS. Com o autoexame, as equipes que atuo têm constatado um alto índice de diagnóstico de câncer de mama”, sublinha. 

Lorena destacou o quanto é necessário levar essas informações à população, de modo que as mulheres tomem consciência e se atentem para alterações na região mamária, para conseguir detectar mais rápido a doença. “Quando nós falamos da importância de fazer um autoexame, é importante lembrar que muitas mulheres acabam não percebendo as alterações, e só fazem quando há uma dor mais forte. Quando chegam nesse estágio, já percebem um câncer em fase mais avançada”, alertou. 

“Lembro também que o câncer de mama tem alguns fatores que merecem a atenção da mulher, como hereditariedade, idade, obesidade, sedentarismo, consumo de alimentos hipercalóricos, tabagismo, etilismo, entre outros. Isso tudo nos leva a ter uma atenção maior na conscientização de nossos pacientes, já que o estilo de vida das pessoas, nos últimos anos, tem mudado bastante”, completou Lorena Sofia. 

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS