Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Veneziano elogia procedimento inédito realizado pelo Hospital Universitário de Campina Grande: “único no interior do Nordeste”

Ele parabenizou o HUAC-UFCG, através da sua equipe de Radiologia Intervencionista e da sua Unidade de Diagnóstico por Imagem.

Publicado: 13/12/2023

FOTO: REPRODUÇÃO/ASSESSORIA

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) elogiou nesta quarta-feira (13) o Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, por mais um procedimento inédito realizado pela instituição. Ele parabenizou o HUAC-UFCG, através da sua equipe de Radiologia Intervencionista e da sua Unidade de Diagnóstico por Imagem.

O procedimento, realizado por outros hospitais no Brasil 100% SUS, consiste em uma técnica microinvasiva guiada por ultrassonografia e/ou tomografia, na qual o médico radiologista intervencionista punciona uma área tumoral (idealmente tumores até 3 cm) em algum órgão sólido (ex: fígado, rim, pulmão, osso, etc…) com objetivo de tratamento curativo do tumor. A literatura médica mundial mostra resultados satisfatórios curativos da ablação percutânea comparados a cirurgias de ressecção, nos casos bem indicados.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) através da sua equipe de Radiologia Intervencionista e da sua Unidade de Diagnóstico por Imagem, participou do Mutirão de Procedimentos de Ablações Percutâneas pelo SUS realizando dois casos inéditos em Campina Grande, sendo o único hospital do interior do Nordeste a participar do mutirão, que incluiu, também, INCA, USP, Escola Paulista de Medicina, Hospital do Amor de Barretos, dentre outros.

“Um grande marco, que nos mostra a competência de todos os que fazem o Hospital Universitário Alcides Carneiro, único do interior do Nordeste a realizar este procedimento pelo SUS. São os avanços da medicina, aliados à garantia do SUS, salvando vidas. Parabéns ao Dr. Felipe Diniz e toda a sua equipe”, destacou Veneziano, que não compareceu por estar em Brasília e foi representado pela Superintendente do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Greicy.

O Mutirão foi realizado pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE), através dos seus associados, nesta quarta-feira e teve o objetivo de reforçar a importância da inclusão deste tipo de procedimento, e de forma mais abrangente, no SUS, para que todos os brasileiros possam ter acesso à esta tecnologia quando bem indicada.

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS