Reprodução
Ninguém discorda de que é preciso cuidar do meio ambiente. É consenso, também, que disso depende o futuro das próximas gerações. Um projeto neste sentido, porém, vem gerando polêmica em João Pessoa. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal aprovou proposta do vereador João Almeida (SD) que visa a eliminação de produtos descartáveis de plástico das prateleiras. A medida foi duramente criticada pelo vereador Bruno Farias (PPS), por considerá-la inconstitucional.
Pelo texto, torna-se obrigatória a substituição de “todos os copos, recipientes, talheres, pratos e demais utensílios descartáveis de plásticos por material biodegradável, no prazo de até seis meses da publicação” da lei. O texto aprovado na CCJ proíbe, ainda, que sejam vendidos no comércio produtos fora das especificações. O parlamentar demonstrou desconforto diante das críticas de Farias.
João Almeida disse, ainda, que os produtos biodegradáveis estão disponíveis no mercado. “Temos casos de produtos que, com alteração de 3% da composição, eles se tornam biodegradáveis”, ressaltou, alegando que o meio ambiente tem sofrido com a poluição. Ao ser questionado sobre os custos, ele alega que caro é a destruição dos rios e dos mares.
Para Bruno Farias, no entanto, há inconstitucionalidade. Para ele, a proposta é um atentado à Constituição. “Enquanto alguns querem a legalização de produtos ilícitos, como maconha e outras drogas, outros lutam para impedir a comercialização de produtos legais. Como se sabe, a Livre Iniciativa e a Liberdade Econômica são postulados constitucionais que precisam ser resguardados e protegidos como forma de estimular a geração de emprego e renda”, ressaltou.
Blog Suetoni Souto Maior
Uma vaquinha solidária foi lançada com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para custear…
No último domingo (11), uma adolescente de 13 anos ficou gravemente ferida após ter o…
Ministério Público da Paraíba requisitou, nesta terça-feira (13), que a Prefeitura Municipal de Campina Grande…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…
Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…
Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…