Em uma entrevista exclusiva à jornalista Christina Lemos, do Jornal da RECORD, nesta quinta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas à decisão de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. Lula qualificou a medida como desrespeitosa e afirmou que o Brasil buscará, inicialmente, negociar a situação, mas que, caso não haja avanço, o país aplicará a Lei da Reciprocidade. “Se ele vai cobrar 50 de nós, vamos cobrar 50 dele”, declarou o presidente.
Lula também mencionou que o Brasil pode recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a imposição de tarifas, embora tenha destacado que, se esse caminho não for eficaz, a Lei da Reciprocidade será acionada. “O Itamaraty e o MDIC já estavam conversando com os Estados Unidos desde a taxação de 10%. Se necessário, entraremos com um recurso na OMC”, afirmou.
Em relação à carta de Trump anunciando a tarifa, Lula a considerou um “material apócrifo”, por ser enviada de maneira informal. “Não é costume um presidente mandar correspondência por meio de um site”, disse.
Lula também anunciou a criação de um comitê para monitorar a relação comercial com os Estados Unidos, com a participação de empresários. Ele acusou Trump de desconhecer a realidade econômica brasileira e reforçou a necessidade de respeito. “O povo brasileiro deve exigir respeito”, afirmou, acrescentando que o Brasil é um país de diálogo e que as relações devem ser baseadas na conversa.
O presidente destacou que Trump demonstra “profundo desconhecimento sobre o Brasil” e rebateu as críticas do norte-americano ponto a ponto. Entre os argumentos, Lula questionou a posição de Trump sobre o Judiciário brasileiro, as regras para empresas estrangeiras e os dados do comércio exterior. “Trump precisa entender que, se ele quer que o Brasil respeite as regras, ele também deve respeitar as nossas”, disse.
Lula também criticou Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro, acusando-os de influenciar Trump para retaliar o Brasil. “O ex-presidente deveria assumir sua responsabilidade. Foi o filho dele quem foi lá influenciar Trump”, afirmou.
Assista: https://www.instagram.com/reel/DL8IYyDPmIP/?igsh=MWR6ZWwzcW9oN3QyNg==
Com Informações do R7