Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Saiba mais sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A graduação tem dois anos de duração e tem foco na elaboração de soluções tecnológicas para empresas e organizações

Publicado: 18/04/2024

Para quem está interessado em ingressar na área de tecnologia e buscando colocação no mercado de trabalho, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) pode ser a escolha ideal. Com uma duração média de 2 anos, essa graduação é multidisciplinar que envolve a compreensão e a elaboração de soluções tecnológicas para empresas e organizações e tem como foco principal a elaboração de softwares e sistemas de informação, preparando os alunos para atender às demandas no cenário educacional e profissional.

De acordo com o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande, Hewerton Agra, o analista ou desenvolvedor de sistemas formado nesse curso é capacitado para compreender, projetar, desenvolver e implementar soluções de software, atendendo às necessidades das organizações e usuários. “As oportunidades profissionais para graduados em ADS são diversas, incluindo atuação no desenvolvimento de software, análise de sistemas, gestão de projetos de TI, consultoria em tecnologia da informação, suporte técnico, entre outras áreas”, explica.

Uma diferença importante desse curso em relação a outras graduações na área de tecnologia, como Ciências da Computação ou Sistemas de Informação, é o seu enfoque mais prático e direcionado para o desenvolvimento efetivo de softwares e sistemas. “Enquanto Ciências da Computação tende a ser mais teórica e abrangente, e Sistemas de Informação aborda aspectos de gestão e administração dos sistemas de informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece uma abordagem mais prática e voltada para as demandas reais do mercado”, ressalta Hewerton.

O mercado de trabalho para profissionais formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é bastante promissor. Empresas de diversos setores, como tecnologia, financeiro, saúde, educação e governo, buscam constantemente por especialistas capazes de desenvolver e manter sistemas que atendam às suas necessidades específicas. Além disso, a demanda por profissionais de tecnologia da informação só tende a aumentar nos próximos anos, o que torna essa área ainda mais atrativa.

Com a crescente demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia da informação em empresas de diversos setores, como tecnologia, financeiro, saúde, educação e governo, buscam constantemente por especialistas capazes de desenvolver e manter sistemas que atendam às suas necessidades específicas, a formação em ADS se mostra promissora para quem busca uma carreira sólida e dinâmica.

“Além disso, a demanda por profissionais de tecnologia da informação só tende a aumentar nos próximos anos, o que torna essa área ainda mais atrativa. As organizações necessitam cada vez mais de sistemas informatizados para otimizar processos e aumentar a eficiência operacional, tornando os especialistas dessa área peças-chave para o sucesso empresarial”, finaliza o coordenador.

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS