França anuncia que vai homenagear o Brasil novamente na Torre Eiffel no dia 14 de julho, desta vez com um show de drones e 30 minutos de fogos de artifício

A Torre Eiffel brilhará em um evento que celebra o Brasil, destacando os 10 anos do Acordo de Paris e a temporada cruzada Brasil-França.

Publicado: 11/07/2025

Ricardo Stuckert / PR / Divulgação



No dia 14 de julho de 2025, a Torre Eiffel será o centro de um deslumbrante espetáculo de luzes, drones e fogos de artifício, celebrando a festa nacional da França. Este ano, a celebração terá um toque especial: o Brasil será homenageado em grande estilo. O evento, que acontecerá entre o Campo de Marte e a esplanada do Trocadéro, nas margens do rio Sena, abordará temas como os 10 anos do Acordo de Paris e a temporada cruzada Brasil-França.

O show contará com um balé aéreo de mil drones, destacando a cultura brasileira e a questão ambiental. A apresentação será gratuita e promete emocionar o público. A programação começará às 21h (horário local) com o tradicional Concerto de Paris, que reunirá a Orquestra Nacional da França, o Coro e a Maîtrise de Radio France no Campo de Marte. O espetáculo pirotécnico terá início às 23h, com duração de 30 minutos e mais de 120 pontos de disparo de fogos, 80 deles instalados diretamente na Torre Eiffel.

Sob a direção artística do Grupo F, o espetáculo promete ser uma experiência imersiva, com drones iluminados por LEDs tridimensionais, efeitos 360° e pirotecnia sincronizada. O evento será dividido em quatro grandes sequências, com destaque para o Brasil, a Amazônia, Belém – sede da COP30 – e os 10 anos do Acordo de Paris. Também haverá uma homenagem aos “New Romantics”, movimento cultural britânico dos anos 1980, reinterpretado para representar amor, amizade e solidariedade. A trilha sonora será diversificada, com um sopranista brasileiro, Bruno de Sá, entre os artistas convidados. O show será transmitido ao vivo pela emissora France 2.

Desfile militar e homenagens

Durante o dia 14 de julho, também ocorre o tradicional desfile militar na avenida Champs-Élysées, com a presença do presidente Emmanuel Macron e autoridades civis e militares. O desfile deste ano presta homenagem aos soldados franceses que lutaram em guerras passadas e à cooperação internacional, destacando a presença de tropas estrangeiras e parceiros. A Indonésia, convidada de honra por seus 75 anos de relações diplomáticas com a França, será representada por um destacamento das Forças Armadas. Apesar da ausência do Brasil no desfile, o país está sendo amplamente celebrado ao longo de 2025 com uma programação cultural destacando suas contribuições artísticas e sociais, dentro da temporada cruzada Brasil-França.

Com Informações da RFI



COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

×
Rolar para o topo
Ativar Notificações OK Não, obrigado.