Itamaraty revoga visto de assessor de Trump que visitaria Bolsonaro na prisão

O governo brasileiro anulou o visto de Darren Beattie (EUA) após tentativa de visita a Jair Bolsonaro. Entenda o veto de Alexandre de Moraes e a crise diplomática.

Publicado: 13/03/2026

Foto: Reprodução



O Itamaraty anunciou nesta sexta-feira (13) a anulação do visto de entrada de Darren Beattie, assessor sênior do Departamento de Estado dos EUA para política brasileira. Beattie, braço direito de Donald Trump, tinha viagem marcada para São Paulo no dia 18 de março para um fórum de minerais críticos, mas o real motivo da viagem gerou um choque entre Brasília e Washington.

A decisão foi tomada após a descoberta de que o assessor planejava visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro em sua unidade prisional, um plano vetado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

O ministro Alexandre de Moraes barrou oficialmente o encontro, classificando a intenção de Beattie como uma “indevida ingerência em assuntos internos e jurisdicionais do Estado brasileiro”. Para o magistrado, a visita de um representante estrangeiro de alto escalão a um preso sob investigação por atos antidemocráticos fere a soberania nacional.

Omissão de Informação: O Itamaraty alega que o pedido de visto, feito em 6 de março, mencionava apenas o fórum técnico, omitindo o encontro político.

Reciprocidade Diplomática: O governo Lula justificou a dureza da medida citando o bloqueio constante de vistos para autoridades brasileiras (como o ministro Alexandre Padilha) por parte dos EUA.

Fala de Lula: O presidente confirmou que a proibição de vistos para assessores políticos americanos seguirá até que o fluxo de vistos brasileiros nos EUA seja normalizado.

Reações no Congresso

O senador Flávio Bolsonaro criticou duramente a decisão de Moraes e a anuência do Itamaraty. Segundo o parlamentar, Moraes estaria criando uma “confusão desnecessária com Donald Trump”, o que poderia gerar sanções econômicas ou diplomáticas contra o Brasil em um futuro próximo, caso a direita americana consolide ainda mais seu poder.

Fonte: ClickPB



COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

×
Rolar para o topo
🔔 SeLigaPB