O presidente Lula (PT) acusou o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) de “trair a pátria” por pedir que os Estados Unidos classificassem PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) como organizações terroristas.
Lula comparou Flávio a Joaquim Silvério dos Reis, conhecido na história por trair a Inconfidência Mineira (1788-1789). “Joaquim Silvério do Reis ficaria envergonhado se soubesse que tem um candidato a presidente indo aos Estados Unidos pedir intervenção americana no Brasil”, declarou o petista durante evento em Sergipe no qual anunciou investimentos da Petrobras no estado.
Presidente disse que Flávio não tem “vergonha na cara de trair a nossa pátria”. Ele afirmou ter entregue ao presidente Donald Trump documento sobre organizações criminosas quando se reuniu com ele nos EUA, no início de maio, e acusou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, de querer “ajudar” Flávio na disputa eleitoral. É Rubio quem assina o comunicado classificando PCC e CV como organizações terroristas.
Lula voltou a pedir que EUA entreguem ao Brasil criminosos que estão no país. Citou novamente o caso do dono da Refit, Ricardo Magro, considerado o maior sonegador de impostos do Brasil, e do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL), condenado por tentativa de golpe.
“O Brasil está disposto a trabalhar para combater o crime organizado. Quer combater o crime organizado? Me entregue os nossos que estão lá nos Estados Unidos. Vamos começar por entregar o Ramagem, que tá condenado a 16 anos e está escondido lá. Começar pro entregar o maior contrabandista de combustíveis do Brasil, o Ricardo Magro, que está em Miami”, afirmou o presidente.
Lula disse que PCC e CV são “terroristas” que atuam nas comunidades brasileiras. Por isso, na avaliação do presidente, deveriam ser combatidas dentro do país, e não pelos EUA.
“Esse tal de Comando Vermelho e esse tal de PCC, eles são terroristas para as comunidades brasileiras, para a sociedade brasileira. Para o povo da periferia desse país. Eles são terroristas porque incomodam as famílias. Eles incomodam o bairro, incomodam a cidade. Roubam tudo que tem direito do povo, o direito do povo viver livremente. Então, eles são terroristas e nós vamos combater eles aqui dentro”, acrescentou.
Lula afirmou ainda que o Brasil já tem uma Lei Antifacção para combater o crime organizado. Defendeu ainda a aprovação da PEC da Segurança Pública e disse que criará um ministério para a área, caso a proposta seja aprovada pelo Congresso Nacional.
UOL












