Anvisa proíbe substâncias utilizadas para unhas e esmaltes em gel; saiba quais

Substâncias presentes em esmaltes e unhas em gel podem causar câncer e problemas reprodutivos.

Publicado: 29/10/2025

FOTO ILUSTRATIVA/REPRODUÇÃO



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quarta-feira (29), o uso de duas substâncias químicas em unhas e esmaltes em gel. A nova resolução visa proteger a população contra riscos de câncer e problemas reprodutivos.

Conforme observou o ClickPB, as substâncias TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina] e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA), não podem constar em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, como esmaltes em gel, que precisam ser expostos à luz ultravioleta (UV) ou LED.

De acordo com a Anvisa, estudos internacionais em animais confirmaram que essas substâncias podem causar:

DMPT: classificado como uma substância que pode causar câncer em humanos.

TPO: classificado como tóxico para a reprodução, podendo prejudicar a fertilidade.

A proibição das duas substâncias se aplica a qualquer produto cosmético, mas o órgão faz um alerta especial para os profissionais que trabalham com unha em gel.

A nova resolução estabelece a imediata retirada desses produtos do mercado. Então, a partir desta quarta-feira (29), fica proibida a fabricação, a importação e a concessão de novos registros ou notificações para produtos que contenham TPO ou DMPT.

As empresas e estabelecimentos têm 90 dias para parar de vender (comercializar) ou utilizar os produtos que já estão no mercado.

Após 90 dias, as empresas responsáveis deverão realizar o recolhimento daqueles que ainda estiverem em lojas e distribuidoras.

Com ClickPB

COMPARTILHE AGORA



OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo