Com a chegada do inverno, as noites tendem a ficar frias em Campina Grande. A cidade costuma registrar baixas temperaturas variando entre 15,1ºC a 20ºC, entre os meses de junho a agosto. Quem mais sofre com a queda da temperatura são as pessoas que moram em situação de rua. Dormindo nas calçadas, marquises e ao relento, essas pessoas dependem da solidariedade dos homens e mulheres de boa vontade para aliviar o seu sofrimento.
Com ação voltada para essas pessoas, desassistidas de políticas públicas. a Fraternidade Irmãos de Francisco realizará mais uma edição da Campanha do Agasalho, com o objetivo de arrecadar casacos, cobertores, mantas, agasalhos e demais itens que ajudem a amenizar o frio, para distribuição junto aos moradores em situação de rua de Campina Grande.
A ação seguirá até o final do mês de agosto. Oficialmente, a campanha será lançada na noite desta quinta-feira (22), na sede da fraternidade na Rua Vidal de Negreiros, 341, Térreo do Edifício Maria do Socorro, no Centro, próximo à Praça Coronel Antônio Pessoa (Praça da Morgação).
A meta da campanha este ano, conforme explicou o coordenador da Fraternidade, Ramon Torres, é arrecadar mais de 1.200 itens, entre cobertores, agasalhos, mantas e casacos. No ano passado, mais de mil peças de frio foram arrecadas e distribuídas pelos Irmãos de Francisco, ao longo de toda a campanha. O número superou 2023, quando foram entregues mais de 700 cobertores novos, não só aos moradores de rua, mas a outras pessoas que também passam por dificuldades e privações e sofrem com a queda na temperatura.
Todos os anos, desde 2013, a Campanha do Agasalho beneficia centenas de pessoas que vivem nas ruas e enfrentam o frio dos dias e noites de baixas temperaturas na cidade.
As entregas dos itens aos moradores em situação de rua acontecem gradativamente, conforme a Fraternidade recebe as doações e realiza suas ações semanais junto aos irmãos das ruas. A Pastoral de Rua, também faz a entrega em vários bairros da cidade, principalmente em locais como a Favela do Papelão.
Aqueles que desejarem conhecer mais detalhes sobre a campanha e sobre o trabalho dos Irmãos de Francisco podem entrar em contato pelo telefone (83) 99851-1555. A ajuda também pode ser feita via Pix por meio da Chave PIX CNPJ 22.150.744/0001-25.
O coordenador da Fraternidade, Ramon Torres, agradece as doações que serão feitas este ano, e ressaltou que os campinenses são muitos generosos, sempre colaborando com a campanha. Segundo ele, muitos benfeitores têm contribuído para amenizar o frio e o sofrimento dos moradores em situação de rua, nas praças, calçadas e marquises da cidade.
A campanha segue até 30 de agosto.
A Fraternidade Irmãos de Francisco é uma instituição católica que existe há 15 anos e que faz parte das pastorais sociais da Diocese de Campina Grande. Hoje a Fraternidade tem mais de 100 voluntários, que pelo menos duas vezes por semana, estão nas ruas procurando aliviar o sofrimento de uma população invisível aos olhos de muitos.
Uma das ações mais frequentes acontece aos sábados à noite, quando os membros da Fraternidade percorrem as praças e ruas centrais da cidade, distribuindo lanches, água mineral e produtos de higiene pessoal aos moradores em situação de rua, encerrando o percurso na Feira Central.
“É um trabalho gratificante e as pessoas sempre nos acolhem com um sorriso” disse José Isidoro, atual vice-presidente da Fraternidade.
Com PB Agora
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…
Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…
Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…
Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…