Com morte e desaparecidos, Bahia segue com alerta de chuvas intensas

O grau de severidade foi classificado como perigo.

Publicado: 28/11/2024

FOTO: REPRODUÇÃO

Salvador segue sob alerta de acumulados de chuva, alagamentos e deslizamentos, após registrar níveis de precipitação recorde desde o fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A chuva, no entanto, perde força na região Nordeste após dias de tempestade, e chega com mais intensidade ao Centro-Oeste e, especialmente, ao Sul do país.

A previsão é de chuva que pode variar de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h) ou de 50 a 100 milímetros por dia (mm/dia). Há risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, um novo aviso de acumulado de chuva para Salvador e outras cidades baianas. O grau de severidade foi classificado como perigo.

As orientações para a população incluem observar alteração nas encostas; e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. “Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

A Defesa Civil de Salvador, na Bahia, está em “alerta vermelho” máximo por causa das chuvas dos últimos dias. A capital baiana registrou mais de 219 milímetros de chuvas nas últimas 72 horas, o dobro da média histórica.

Em alguns locais já choveu mais que o triplo da média para o mês, como é o caso da avenida San Martin e Retiro, que ultrapassaram os 360 mm de chuva.

Por causa do temporal, a Prefeitura mobilizou equipes de vários órgãos para reduzir os impactos das chuvas. Nos últimos três dias, ocorreram cerca de 270 pedidos de ajuda, a maior parte por causa de deslizamentos de Terra ou Ameaças de Deslizamento.

PB Agora

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo