Em Sessão Ordinária, Câmara de Pocinhos aprova projetos de Mônica de Beto em favor da mulher

A vereadora Mônica de Beto tem se destacado como a voz da mulher na Casa José Odilon de Brito, produzindo diversas leis e ações que interferem diretamente na vida das pocinhenses

Publicado: 23/03/2022

Foto: Reprodução/ Assessoria

A última Sessão Ordinária realizada pela Câmara Municipal de Pocinhos aprovou seis matérias de autoria da vereadora Mônica de Beto (PDT), dentre elas, dois projetos de lei em favor da saúde da mulher pocinhense.

A vereadora Mônica de Beto tem se destacado como a voz da mulher na Casa José Odilon de Brito, produzindo diversas leis e ações que interferem diretamente na vida das pocinhenses. Na última sessão foram aprovados mais dois projetos da vereadora que seguirão para sanção da prefeita de Pocinhos.

Um dos projetos de Mônica dispõe sobre o direito de toda mulher a realização do exame genético para detecção de trombofilia, bem como, ao respectivo tratamento, na rede de saúde pública no Município de Pocinhos e dá outras providências.

A trombofilia é uma doença silenciosa e perigosa para as mulheres, especialmente as que estão em idade gestacional. A doença se caracteriza por promover alterações na coagulação sanguínea que resultam em um risco maior para trombose, se dividindo em dois grupos, adquirida e hereditária. Para as mulheres com predisposição, o uso de anticoncepcional pode aumentar a chance de trombose. Para as mulheres grávidas, quando diagnosticada a doença, a gestação passa a ser de risco. Além disso, a trombofilia é uma das causas de perdas gestacionais.

“Com a aprovação da nossa proposta toda mulher terá direito a investigação, exame genético e tratamento caso diagnosticada a doença nas seguintes situações: como condição para a primeira prescrição do uso de anticoncepcionais, no início do pré-natal e como condição para a primeira prescrição do uso de reposição hormonal.” Explicou a parlamentar.

O segundo projeto aprovado pelos vereadores institui Calendário Oficial do município de Pocinhos-PB a campanha “Março Lilás”, mês dedicado à conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

“O Março Lilás tem como principal objetivo a intensificação de medidas que visem levar à população feminina informações acerca do câncer de colo de útero e a orientação a respeito do diagnóstico e do adequado tratamento, bem como o encaminhamento para as instituições de saúde públicas especializadas no tratamento da doença.”. Relata.

Mônica destacou ainda que seu trabalho em prol da mulher não acontece apenas no mês de março, mas é um trabalho permanente onde diariamente ela buscar levar ações para a apreciação dos vereadores de Pocinhos-PB.

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS