Mês do MEI: atividades voltadas à categoria são promovidas em municípios paraibanos até o fim de maio

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Alex Teixeira, o objetivo da ampliação do evento em âmbito local foi mobilizar os MEIs do Estado.

Publicado: 23/05/2022

Foto: Reprodução

Até o final deste mês, o Sebrae Paraíba promoverá, em parceria com prefeituras municipais e instituições de crédito e previdência social, uma série de atividades voltada aos microempreendedores individuais (MEIs) em diversas cidades paraibanas. Dessa forma, a Semana do MEI, que em todo o país ocorreu no período de 16 a 20 deste mês, será ampliada na Paraíba, com uma programação presencial repleta de palestras, orientações e capacitações ao público empreendedor.

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Alex Teixeira, o objetivo da ampliação do evento em âmbito local foi mobilizar os MEIs do Estado. “Nesta retomada pós-covid, queremos auxiliar os microempreendedores individuais com mais informação, capacitação e orientação sobre benefícios da formalização na categoria, declaração de rendimentos, gestão de negócios e sustentabilidade”, explicou.

Ao longo desta semana, cidades como Lucena e Cabedelo realizaram atividades focadas nos empreendedores. Nesta sexta-feira (20), por exemplo, as ações foram encerradas em Cabedelo mediante a entrega de cheques para empreendedores do programa Desenvolver Cabedelo. “É uma satisfação imensa estarmos encerrando uma semana em que vimos tantas pessoas interessadas em participar dos workshops, afinal, qualificação é essencial para se obter resultados positivos em qualquer empreendimento”, declarou o secretário da Indústria e Comércio de Cabedelo, Fernando Sobrinho.

Na próxima semana, será a vez dos municípios de Ingá (23 e 24), Mamanguape (25 e 26), Itabaiana (27 e 28) e Mogeiro (30 e 31) receberem atividades exclusivas para os MEIs. Os empreendedores locais poderão participar de palestras gratuitas que abordarão temas diversos, a exemplo de “Turismo criativo gerando experiências”, “MEI: como criar conta GOV e formalização”, “MEI: previdência social”, “Compras públicas: um bom negócio” e “SICOOB: linhas de financiamento e simulação de crédito”.

O Microempreendedor Individual (MEI), figura jurídica criada há quase 12 anos no país, nasceu para incentivar a formalização sem complicações e ainda oferecer vantagens para empreendedores e trabalhadores autônomos. Com a formalização, o microempreendedor individual passa a ter uma série de vantagens, como previdência social, acesso ao crédito, entre outras. Por meio da plataforma https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-meie, qualquer empreendedor pode formalizar seu próprio negócio, obtendo seu CNPJ numa média de 30 minutos e sem nenhum custo de abertura para o empreendedor.

Sobre o Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

SEBRAE PB

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS