Campina Grande será sede do primeiro laboratório 5G do Nordeste e o terceiro do país

A partir disso as operadores de telecomunicações poderão lançar suas redes.

14 de outubro de 2019   

O Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação da Universidade Federal de Campina Grande (VIRTUS/UFCG) em parceria com as empresas de telecomunicações TIM e Nokia, irá implantar, na próxima quinta-feira (17), o primeiro laboratório de 5G na Região Nordeste, o 5G Living Lab – Campina Grande. A apresentação será realizada às 9h, no Virtus da UFCG. Esse será o terceiro laboratório já implantado no país com a tecnologia, os outros dois já existentes ficam na Universidade Federal de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

O lançamento acontecerá no VIRTUS – Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação da UFCG, localizado no Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (CITTA), bairro de Bodocongó.

Como parte das atividades de lançamento e de modo a demonstrar o potencial da tecnologia, serão apresentadas soluções desenvolvidas pelo VIRTUS e o Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva da UFCG (Lab. Embedded), além de aplicações de 5G providas pelas empresas de telecomunicações parceiras. 

Em entrevista, um dos diretores da Nokia, Renato Bueno explicou que a tecnologia já existe em outros países e no Brasil será oficializada no terceiro semestre de 2020, quando será feito o maior leilão de tecnologia 5G do mundo. Ele ainda destacou que com a nova tecnologia será possível o trabalho de robôs e a larga escala de produção na indústria 4.0.

A partir disso as operadores de telecomunicações poderão lançar suas redes.
A Nokia A tim e a vivo está lançando a criação de um laboratório na virtus, justamente para
O 5.G habilitará robos

Já na manhã do dia 18, acontecerá o Hack5, evento de imersão em 5G no formato de competição de ideias de aplicações que exaltem os benefícios dessa tecnologia disruptiva, voltado para alunos da UFCG. A disputa será realizada no Lab. Embedded, com a mentoria de pesquisadores do Laboratório, do VIRTUS e de equipes das empresas parceiras da iniciativa.

ClickPB